Quantos anos viveu José?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 4 de abril de 2023
3.9 / 5 16 votos

Um dos aspectos mais curiosos desse texto é que, nele, a morte de José é descrita — quando ele tinha impressionantes 111 anos.

38 E morreu José quando tinha a idade de cento e dez anos; e embalsamaram-no, e puseram-no num caixão no Egito; e os filhos de Israel não o enterraram, a fim de que fosse levado, e posto na sepultura com seu pai.

Por que José não foi reconhecido pelos irmãos? (Gênesis 42:7–8, 23; vinte e dois anos haviam transcorrido desde a última vez que tinham visto José. Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro.

De acordo com a Bíblia, José morreu aos 110 anos de idade, ele ainda vivia no Egito. Quando faleceu, ele foi embalsamado e depois colocado em um sarcófago, como ditavam os costumes do Egito na época.

A tumba de José, evacuada hoje pelo exército israelense em Nablus (norte da Cisjordânia), antes de ser saqueada e incendiada por uma multidão de palestinos era lugar sagrado para grande parte dos judeus religiosos. É este o local onde, supostamente, José, um dos patriarcas da Bíblia, foi enterrado.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.

Quantos filhos José do Egito teve? José teve dois filhos, Manassés e Efraim. De acordo com a Bíblia, os dois nasceram durante os sete anos de fartura, antes que a fome se tornasse um problema no mundo. Apesar da crise, o Egito estava bem abastecido por causa do trabalho de preparo de José.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

Benjamim

Benjamim era dos doze filhos do patriarca Jacó o mais novo, e teve com o seu irmão José, filho da mesma mãe, a mais afetuosa estima da parte de seu pai. Benjamim era a grande consolação do seu idoso pai, e correspondia com igual afeto à grande amizade que lhe tinha o seu irmão José, mais velho do que ele (Gn 45.14).

Em um dos episódios bíblicos do "Gênesis", José, filho preferido de Jacó, é vendido por seus irmãos para mercadores por 20 moedas.

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Um dos aspectos mais curiosos desse texto é que, nele, a morte de José é descrita — quando ele tinha impressionantes 111 anos.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José e sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José.

Moisés levou consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurar solenemente, afirmando: “Deus haverá de vos visitar, e então, neste dia, levai daqui convosco os meus ossos!”

Então entregou nas mãos de José tudo o que tinha e, com ele, não se preocupou com mais nada, a não ser com a comida que tomava. José era um homem de belo porte e tinha um rosto muito bonito. Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia.

Resposta. Resposta: A situação mais perigosa vivida por José foi quando ele foi preso e acusado pela esposa do general de tentar abusar dela.

Ele não os invejou, nem se vitimizou. Ele não aceitou crescer como vítima. À medida que #Gênesis for contando a história de José, repare como ele não muda, mesmo diante de tanta humilhação, perseguição, rejeição, abandono, traição, preconceito e decepção. Eis aí o caráter de Deus e porque José foi escolhido.