Quantos anos vive uma sacola de plástico?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

1.000 anos

Plástico – E enquanto os sacos plásticos podem levar entre 400 e 1.000 anos para se decompor, entopem as galerias pluviais e interferem gravemente na vida marinha.

6 meses

De tal maneira, a discussão envolvendo a utilização das sacolas de papel é muito importante para todos. Em contraste com o número absurdo de 100 anos que uma sacola plástica demora para se decompor, uma sacola de papel demora cerca de 3 a 6 meses.

Plásticos: 450 anos. Garrafas plásticas: tempo indeterminado. Couro: 50 anos. Alumínio: 80 a 1.000 anos.

Confira o quadro abaixo. Vemos que a decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos – muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico.

Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a "parkesina", precursora da matéria plástica - uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada.

plástico: 100 a 400 anos; isopor: no mínimo 150 anos; papel plastificado: 1 a 5 anos; papel: até 6 meses.

Cada uma das moléculas de um item plástico possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.

Já o primeiro plástico surgiu em 1862 com Alexander Parkes que buscava um material capaz de substituir a borracha, matéria-prima utilizada em diversos produtos da época.

600 anos

Um pneu pode demorar 600 anos para se decompor no meio ambiente, ao mesmo tempo que este processo pode causar contaminação do solo e da área onde o objeto se encontra, pondo em risco a vida de animais que consumam água ou comida afetada pelos químicos.

Além de diminuir os lixões e aterros sanitários, a maioria dos resíduos não-orgânicos que são gerados em casa pode ser reciclada, o que economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo.

450 anos

Por isso, tem se tornado alvo de muitas críticas, já que em média seis mil fraldas são utilizadas e descartadas nos três primeiros anos de vida da criança. Como cada uma delas leva, aproximadamente, 450 anos para se decompor, é extremamente poluente.

600 anos

que uma garrafa PET pode demorar, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente? ...

Um tecido, que se constitui em uma peça mais complexa, mas que mantem em si as características físicas e químicas da fibra de algodão, pode demorar mais no ambiente, havendo relatos que variam de 5 a 20 meses e de 10 a 20 anos. Variáveis como clima, composição do solo e temperatura são fundamentais nesta observação.

O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses.

Incrivelmente 100 anos é o tempo que leva o metal se decompor na natureza. Ou seja, durante 100 anos o metal que foi descartado vai continuar na natureza. Mas entre os materiais descartados o que mais mata espécies e polui é o plástico, sendo esse que o seu tempo na natureza é de 400 anos.

RESTOS ORGÂNICOS - DE 2 A 12 MESES.

Alumínio: até 1000 anos; Vidro: de 4 mil a 1 milhão de anos. Independentemente do tempo que estes materiais levam para se decompor, o mais importante é nos conscientizarmos e depositar os resíduos sempre nos locais corretos.

Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo.

Continuar lendo O que é sacola offset?