Quantos anos vive um periquito australiano na gaiola?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Afinal, quanto tempo um periquito-australiano vive? A idade do periquito-australiano pode alcançar até 10 anos, se ele for bem cuidado.

Além disso, os periquitos precisam de ser alimentados diariamente e devem ter sempre água limpa disponível. A gaiola deve ser limpa regularmente, o que incluiu trocar a areia. Com os cuidados essenciais, os periquitos vivem à vontade 15 anos.

10 horas

Em geral, os periquitos dormem até 10 horas por dia, incluindo as sestas pela tarde.

Essa é uma boa dúvida! Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal pode se machucar.

Se for mais arisca deve ser totalmente fechada, para evitar fugas. Se for manso, pode ter aberturas nas laterais e na parte de cima, assim ele terá mais liberdade e poderá sair da gaiola em alguns momentos do dia para se exercitar.

Não só o periquito-australiano canta, como também pode desenvolver a habilidade de imitar as vozes humanas, ou seja, “falar”. Inclusive, é justamente um periquito-australiano que detém o recorde no Guinness World Records com a incrível proeza de falar 1728 palavras.

Localize a cera e observe a coloração. A cera das fêmeas costuma ser marrom-claro ou branca e um pouco rosada, enquanto nos machos costuma ser azul-esbranquiçado. Aliás, a cera muda na fase em que estão acasalando.

a partir de R$60,00*

Fome e sede. As aves devem ter comida e água disponíveis na gaiola constantemente. No entanto, às vezes elas passam muito tempo fora das instalações investigando os arredores e podem ficar irritadas se não comerem nada.

Os periquitos nunca devem viver sozinhos. Eles precisam de pelo menos mais um companheiro para serem felizes. Em estado selvagem na Austrália, de onde são originários, os periquitos vivem em bandos. Além disso, regra geral acasalam para a vida.

Como mencionamos, a principal alimentação do periquito-australiano na natureza é à base de sementes. Contudo, ele também pode comer pequenos insetos e alguns tipos de frutas. O motivo é que ele é uma ave sazonal, ou seja, migra de um local para o outro e diversifica a alimentação.

O pássaro não deve ser exposto diretamente ao sol, tendo à sua disposição sempre um acessório que proporcione sombra, mas sem correntes de ar.

À noite eles gostam de dormir em paz, portanto deve ser escuro e silencioso, mas durante o dia, como eles são criaturas muito sociáveis, eles adoram companhia, então não os coloque em uma sala sozinhos, mas tente encontrar um lugar que atenda às suas necessidades.

Essa espécie adora brincar; dar objetos ao pet o deixará mais feliz e carinhoso. Compre brinquedos brilhantes, balanços, anéis, sinos, etc. Limpe a gaiola. Assim como os humanos, os periquitos adoram ver a própria casa sempre bem limpa.

- EVITE colocar a mão dentro da gaiola.
Como a sua ave está muito assustada, colocar a mão dentro da gaiola, seja para tentar brincar, acariciar, pegar, NÃO É UMA BOA IDEIA, só vai deixar ela mais assustada ainda. Seja paciente e aguente essa vontade de brincar e de interagir diretamente com seu pássaro.

Como identificar passarinho com frio
Podemos observar, também, que quando o pássaro está com frio, ele se mantém em pé somente em uma perna, mantendo a outra elevada e próxima ao corpo para se aquecer. Além disso, vira o pescoço, encostando o bico nas costas ou pode até se “aninhar”.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.