Quantos anos vive um lagarto brasileiro?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Vivem cerca de 80 anos.

Conheça o Ciclo de Vida do Lagarto
Lagartos são animais répteis que se reproduzem por meio de ovipar e também pode ser ovovivipar onde os ovos do lagarto eclodirão no corpo do lagarto adulto. Ovos de lagarto levam cerca de 3 meses para eclodir, mas isso depende da espécie e da localização.

Ele tem um porte médio que pode alcançar 55 centímetros de comprimento, vive entre 5 e 10 anos e é muito comum no Paraná, embora ocorra em quase toda a América do Sul.

O lagarto-de-contas é encontrado principalmente no México e no sul da Guatemala. Ele é outro animal entre as espécies de lagartos que é venenoso. Sua mandíbula e mordida são extremamente fortes a fim de liberar o veneno das glândulas. Por isso, uma mordida, mesmo que superficial, pode gerar estragos.

Já em casa, o lagarto come o que lhe for oferecido, basicamente. Assim, a dieta pode ser elaborada à base de rações de qualidade próprias para ele. Porém, é importante complementá-la com outros alimentos, como folhas, frutas e boas fontes de proteína animal, como ovos, carne bovina e presas inteiras, como camundongos.

No entanto, alguns agressores não são intimidados facilmente – seus maiores predadores são coites, raposas e cães domésticos –, os lagartos inflam o corpo para parecerem maiores e começam a sibilar.

Os lagartos são ideais para quem possui pouco espaço, tempo disponível e adora animais de estimação exóticos. Pertencentes à família dos répteis, o lagarto vem ganhando espaço na vida de alguns tutores e, aos poucos, sendo considerado uma boa opção para animal de estimação.

Os invernos brasileiros são relativamente amenos, mas isso não impede que um dos lagartos mais comuns do país, o teiú, hiberne de quatro a cinco meses por ano, normalmente a partir do fim do outono.

Por esse motivo que esse tipo de lagarto tem dentes, para conseguir mastigar e rasgar seus alimentos com a boca. Na natureza, esse lagarto come cobra, aves, insetos e roedores.

Comportamento. A maioria dos lagartos é ativa durante o dia e repousa à noite. As lagartixas, porém, geralmente são ativas do anoitecer até o raiar do dia.

1 – Existem lagartos que soltam a cauda quando se sentem ameaçados. 2 – As serpentes não possuem ouvidos e são surdas, mas conseguem perceber a vibração do solo. 3 – Algumas espécies de lagartos se assemelham muito a serpentes. Eles se locomovem rastejando por possuírem os membros locomotores atrofiados.

O termo calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus e outros que vivem geralmente no solo ou em pedreiras da caatinga bioma exclusivo do Brasil que pode ser encontrado na Bahia, Ceara, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, ...

A expressão popular “lagartear ao sol” não surgiu por acaso: é verdade que os lagartos passam boa parte do tempo expostos à luz solar para aquecer o corpo. Os biólogos já sabiam disso e caracterizam esses animais como ectotérmicos, isto é, que dependem de uma fonte externa de calor – o Sol – para aquecer o corpo.

Transmitem inteligência, confiança, paciência, autocuidado e resiliência através da capacidade de trocar de pele e de regenerar a cauda, que desprendem de seus corpos para desviar a atenção dos predadores enquanto fogem.

Um lagarto é mais eficiente do que um gato nas táticas de guerrilha anti-ratos. Uma família de cinco répteis dá conta de manter livre de pragas um estoque inteiro de cereais.

Dentre as doenças transmitidas pelos lagartos, estão as micoses, as bacterioses e as doenças gastrointestinais, como a amebíase, que é ocasionada por um protozoário contraído por água e disseminada por fezes de animais.

A subespécie H. h. charlesborgeti é um dos lagartos mais raros do mundo, com população estimada em menos de 200 indivíduos.

Em 100 gramas de lagarto há quase o valor diário de zinco indicado para um adulto (o homem precisa de 11 mg e a mulher, de 8 mg). Segundo Rachel, esse nutriente está envolvido em várias reações, a exemplo da maturação óssea e do desenvolvimento neurológico.