Quantos anos vive um jacaré brasileiro?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100. Hoje em dia, o jacaré Açu está ameaçado de extinção, pois seu couro é muito cobiçado e sua carne muito saborosa.

Na natureza, o jacaré vive cerca de 35 anos e em cativeiro 50 anos.

Muja

Muja, por incrível que pareça, ainda está vivo e é tido como o jacaré mais velho em todo o mundo, com mais de 80 anos de idade — isso porque ele já chegou crescido na Sérvia, então não existe certeza acerca de seu ano de nascimento. Somente no histórico Zoológico de Belgrado, foram 84 anos vividos pelo animal.

jacaré Açu

O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso.

Podem ter até 6 metros e pesar 750 quilos. Por conseguirem manter-se submersos durante períodos longos, que podem atingir os 60 minutos, os crocodilos do Nilo são conhecidos como predadores sorrateiros e perigosos — que tanto atacam na água como em terra.

A tartaruga gigante está entre as espécies de animais mais longevas da natureza. Se já é uma surpresa um animal alcançar os três dígitos de idade, imagina quando você conhecer a tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo, com 190 anos, completados em 2022.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

jacaré-açu

E o jacaré-açu, que é a maior espécie de jacaré, então é um jacaré que Teoricamente pode alcançar próximo dos 6 metros de altura”, disse. Outro detalhe apontado pelo pesquisador é que a Amazônia possui a maior variedade de jacarés do mundo.

quatis

Entre todos os predadores, os mais refinados são os quatis, que por sua vez andam em bandos para proteger os filhotes de outros predadores. Os quatis nutrem pelos ovos de jacaré um apetite e um refinamento de gourmet: partem cinco ou seis ovos, sugam apenas a gema e voltam no dia seguinte para nova degustação.

Uma pesquisa rápida sobre jacarés de estimação mostra dezenas de sites que oferecem jacarés jovens por valores entre US$ 150 e US$ 15 mil (por um animal albino).

Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos.

Os jacarés apresentam o focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Além disso, os crocodilos apresentam escamas no ventre, chamados de poros glandulares, que os jacarés não têm.

O crocodilo-de-água-salgada é encontrado no norte da Austrália e nas ilhas do sudeste da Ásia. Esse é o maior réptil que vive atualmente na Terra e são eles que costumamos chamar de crocodilo gigante.

água salgada

Os crocodilos mais perigosos são os de água salgada e do Nilo, que são facilmente provocados e não demonstram medo em relação aos humanos.

Jacaré-açu (Melanosuchus niger)
Mais um na lista dos animais perigosos da Amazônia está o jacaré-açu. É uma espécie do gênero Melanosuchus que sobreviveu. O corpo pode chegar a medir até 6 metros de largura e tem uma coloração preta quase sempre uniforme, estando entre os maiores crocodilos do mundo.

jacaré anão

Segundo a professora, o maior das espécies na Amazônia é o jacaré açu, que pode alcançar 6 metros de comprimento. E o de menor tamanho é o jacaré anão, com até 2 metros.

1 – Caimão Negro
Nativo da região da América do Sul, esse jacaré-preto pode ser encontrado em grande parte da bacia do Rio Amazonas, entre o Peru e o Equador, até a Guiana e o Suriname. Os caimões negros se alimentam basicamente de peixes e outros répteis, além de roedores como capivaras.

O número de ovos, dependendo do tamanho da fêmea, varia entre 20 a 30.

Muitas vezes precisamos recorrer a promoções de supermercados para comprar as carnes. Segundo a criadora, os jacarés adultos precisam de carne três vezes por semana, na quantidade de 1% do peso vivo ao dia. Já os filhotes precisam comer todos os dias, na base de 3% de seu peso.

Jacarés e Crocodilos — de 58 a 72 dentes.

Tubarão-da-Groenlândia

Tubarão-da-Groenlândia
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente.