Quantos anos vive a água viva?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

O desenvolvimento da água-viva dura semanas até se tornarem adultas, quando recebem o nome de medusa. A partir daí o tempo estimado de vida é de três a seis meses.

Turritopsis dohrnii

O hidrozoário imortal tem nome científico Turritopsis dohrnii, e o segredo da sua vida eterna está relacionada ao seu genoma. Após a fase de reprodução, essa medusa tem a incrível capacidade de reverter a direção de seu ciclo de vida para um estágio assexuado anterior chamado pólipo.

A água-viva é capaz de transformar todas as células existentes em um estado mais novo. Digamos que ela morre, mas ressuscita mais nova. O processo científico é chamado transdiferenciação e é usado quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e se torna um outro tipo de célula.

A Turritopsis nutrícula é uma espécie de água-viva que não morre de causas naturais, somente se for gravemente ferida, ou seja, se ninguém matá-la ela viverá para sempre.

Água Viva é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e transmitida originalmente de 4 de fevereiro a 8 de agosto de 1980, em 159 capítulos, sendo o último capítulo reexibido em 9 de agosto de 1980.

Cientistas preveem que entre 2045 e 2050 seremos imortais.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

A água-viva tem como principais predadores alguns tipos de peixe, tartarugas marinhas e pássaros marinhos. No entanto, encontrar estas águas-vivas em estágio adulto sendo devoradas por um coral é uma descoberta singular, da qual não há registros anteriores.

Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

Não se deve tocar nas águas-vivas e caravelas, mesmo que pareçam estar mortas na areia. Em ambos os casos, a orientação é não esfregar o local da lesão ou utilizar água doce, uma vez que isso estimula os nematocistos remanescentes na pele do paciente a injetarem mais toxinas, agravando o quadro.

Segundo biólogos marinhos, as águas-vivas são da espécie medusa-da-lua, que não queima.

irukandji

A irukandji é uma espécie pequena e altamente venenosa de água-viva com cerca de 2 cm de diâmetro, tornando-se difícil de notar na água.

Tudo começa com um ovo fecundado, do qual eclode uma larva minúscula e ciliada. Essa larva se fixa num substrato no mar - algo sólido, como uma rocha ou o casco de um navio naufragado. Em seguida, se transforma em um pólipo, que é sua segunda fase de desenvolvimento.

A maior água-viva do mundo é Cyanea capillata, também conhecida como água-viva-juba-de-leão. Seu tamanho é surpreendente, sendo maior do que a baleia azul.

tubarão-da-Groenlândia

O tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) é o animal mais velho a habitar a Terra, segundo um novo estudo publicado na revista Science. Com aproximadamente 390 anos, o animal que vive nas águas profundas do Ártico teve a camada externa dos olhos analisada para a datação da idade.

ursos d'água

Tardígrados são o mais próximo a algo indestrutível que temos na Terra,” disse Rafael Alves Batista, pesquisador de ursos d'água na Universidade de Oxford, à National Geographic ano passado. “Mas é possível que haja outros exemplos de espécies resistentes em outros lugares do universo.”

Elefante africano

Elefante africano
Esse é o animal mais forte da terra em termos de tração, capaz de carregar até 9 toneladas.

Chirodectes maculatus

Uma água-viva da espécie Chirodectes maculatus foi gravada por um mergulhador na costa de Papua Nova Guiné, na Oceania. As imagens impressionaram biólogos marinhos de todo o mundo, pois ela é considerada um espécime raro.