Quantos anos uma pessoa pode sair da escola?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 3 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

O crime é tipificado como abandono intelectual e está previsto no artigo 246, caput, do Código Penal, com pena prevista de 15 dias a 1 mês de detenção, ou multa. No Brasil, o ensino é obrigatório entre 4 e 17 anos.

Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano (11 a 15 anos de idade)

A escola não pode impedir o aluno de sair sozinho ou até mesmo antecipar sua saída, se assim for necessario, desde que autorizado por escrito pelos pais. A escola não pode estar acima da Constituição, que garante o direito de ir e vir.

Dependendo de seu local, pode ser necessário enviar documentos específicos para o abandono formal do ensino médio. Enquanto você pode, de fato, apenas "deixar de aparecer", obter os formulários adequados lhe ajudará a oficializar o processo com a escola e também em sua mente.

Nós sugerimos que você escreva uma carta de próprio punho (a Educalar disponibiliza um modelo de carta, se quiser conferir clique Aqui) dizendo o motivo pelo qual você quer tirar seu filho da escola, faça um planejamento anexe ele junto a carta e entregue na escola.

De acordo com o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais devem matricular os filhos na escola e garantir sua frequência. Caso contrário cometem crime de abandono intelectual (art. 246 do Código Penal) e a pena é de detenção de 15 dias a um mês ou multa.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (7 a 11 anos de idade)

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

Levando em conta esse dado, um aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar. A legislação cita que a escola deve alertar o Conselho Tutelar quando o aluno se ausentar da escola por 15 dias, em vez de 25 dias como previsto anteriormente.

15 anos

Qual a idade mínima para estudar no turno noturno? A idade mínima é de 15 anos com autorização do responsável.

Pegue um documento que um dos seus pais tenha escrito, imite a letra e escreva um bilhete explicando a sua ausência. Assine no final do mesmo jeito que o responsável e leve à escola. Entregue o bilhete na portaria ou coordenação e peça permissão para ir embora.

O homeschooling é legal no Brasil? Atualmente, a prática não é permitida no país por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outra modificação importante é o fatiamento do Ensino Médio, que seria dividido por módulos, e não mais por anos. Com isso, o estudante poderia trancar a matrícula ao fim de cada semestre, receber o comprovante de conclusão até aquele ponto e retomar os estudos no futuro.

Assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. Essa é a proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos.

O Ensino Fundamental II, ou chamado de Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende a educação para crianças/adolescente dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9ºano.

12 anos de idade

O 7º ano do Ensino Fundamental é destinado à crianças de 12 anos de idade. Nesta etapa, o aluno é um adolescente, o que o coloca como um estudante atuante e crítico.

Como se inscrever na EJA? Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.