Quantos anos tinha Timóteo Quando Paulo escreveu a carta?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

A partir dessa época, por cerca de dezesseis anos, Timóteo esteve intimamente identificado com o Apóstolo em seu serviço da verdade.

Dado o seu conhecimento das Escrituras, Timóteo foi elogiado por Paulo, a quem parece ter sido apresentado ainda na infância. Pouco se sabe sobre o pai, exceto que era grego. De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos.

Nesta carta vemos instruções para que Timóteo preserve uma fé sadia, através da ministração da sã doutrina e de uma vida em santificação. Além disso, ele deveria combater os falsos mestres, pois muitos crentes estavam deixando a comunhão da Igreja e com Jesus Cristo, para seguir suas heresias.

Considerando-se que já estava havia 30 anos no ministério do evangelho de Jesus Cristo, Paulo estava em excelentes condições de ensinar Timóteo a ser eficiente em fortalecer a fé do próximo (ver 2 Timóteo 2:15–17, 22–26; 4:1–2, 5).

Possivelmente tinha menos de 30 anos de idade, se bem que poderia chegar aos quarenta.

Paulo escreveu a epístola enquanto estava na prisão, em Roma, pela segunda vez, pouco antes de seu martírio (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).

Timóteo, amado "filho" na fé.
Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.

Timóteo era muito jovem quando começou a exercer seu ministério (1 Tm 4:12). Timóteo era provavelmente tímido e tinha dificuldades de se expressar (1 Co 16:10,11; cf. 2 Tm 1:6-10).

Doença de Parkinson

Timóteo conscientiza população sobre Doença de Parkinson.

Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).

Timóteo não tinha nada contra vinho "oinos". Portanto, a orientação de Paulo não causou nenhum embaraço a Timóteo, nenhuma pedra de tropeço. Assim, Timóteo deveria beber "um pouco de vinho" para MELHORAR sua saúde. Naturalmente, Timóteo não era abstêmio por decisão pessoal.

Em Damasco, ao pregar nas sinagogas, despertou-lhe a vocação apostólica. Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã. Ali permaneceu 13 anos!

Ao escrever 2 Timóteo, Paulo procura dar ao seu filho na fé, conselhos que o ajudem a permanecer firme na fé e no desempenho do ministérios, mesmo tendo que suportar o sofrimento e a perseguição que estava por vir.

Apóstolo Paulo

2 Timóteo 3 é o terceiro capítulo da Segunda Epístola a Timóteo, de autoria do Apóstolo Paulo, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia.

PRIMEIRA EPISTOLA DA S. PAULO A TIMOTEO. 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, 2 A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Começou a pregar e a escrever sobre os fundamentos básicos anunciados por Cristo. Suas Epístolas revelam, no Novo Testamento, a importância da palavra de Deus, ou seja, da Bíblia. Paulo, segundo os estudiosos, foi autor de 13 cartas, escritas a comunidades distintas.

Epístola aos Tessalonicenses

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

A Epístola aos Filipenses muitas vezes é chamada de “epístola da prisão”, o que também acontece com Efésios, Colossenses e Filemom.

Em 1 Timóteo 1, Paulo começa a alertar seu filho na fé, contra os falsos mestres que estavam levantando-se em Éfeso. Ele faz questão de deixar clara a sua intenção e dá ao jovem pastor, conselhos práticos para que a saúde da igreja seja preservada.