Quantos anos tinha Santo Agostinho quando se converteu?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

33 anos

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade.

Após esse episódio, o Bispo Ambrósio batizou Agostinho e Adeodato.

Seu pai, Patrício, era pagão; sua mãe, Santa Mônica, educou-o na fé católica e, mais tarde, teve papel fundamental na sua conversão. Na juventude, Agostinho teve uma boa educação. Chegou a ser professor de gramática aos 20 anos e, em Cartago, tornou-se um grande mestre de retórica — arte pela qual era apaixonado.

O pecado é, para Santo Agostinho, aversio Dei et conversio criaturas, é ato voluntário de defecção da vontade: agir mal é desprezar e se afastar das coisas eternas e imutáveis19.

Um ano mais tarde, na Vigília Pascal da noite de 24 para 25 de abril de 387, Aurélio Agostinho foi batizado na Catedral de Milão pelo bispo Ambrósio.

Para Agostinho a verdade imutável é Deus, que é o grande criador, criou o mundo como um ato de bondade, cuja bondade é inquestionável, ele criou também o tempo. Deus criou a vida, que é praticada do começo ao fim, deste modo, o início é a criação, o meio é a vida terrena, o fim é fim é Deus, o reino de Deus.

O mal é o nosso distanciamento de Deus. Santo Agostinho categoriza o mal em três formas: ontológico, físico e moral, onde respectivamente representam o ser enquanto ser, a moralidade e o sofrimento no mundo. Entretanto, Santo Agostinho somente admite a existência de um, o moral.

De acordo com São Possídio, um dos poucos milagres atribuídos a Santo Agostinho, ainda em vida, foi a cura de um doente, durante o cerco da cidade de Hipona pelos vândalos, um pouco antes de sua morte, em 430.

Segundo Agostinho: " No entanto, no casamento, aquilo que deve-se amar são os bens do casamento: a prole, a fidelidade, o sacramento." AUGUSTIN.

“Os doutores originais da Igreja foram os santos teólogos da Igreja ocidental, como Santo Ambrósio, Santo Agostinho, São Jerônimo, Santo Tomás de Aquino e o Papa São Gregório I. As mulheres doutoras são Santa Catarina de Siena e Santa Teresa d'Ávila, ambas nomeadas apenas em 1970.

  • Confissões
  • De Civitate Dei (426 d.C.)
  • Trindade - De Trinitate
  • On Christian Doctrine (397 d.C.)
  • The Enchiridion, Manual
  • De libero arbitrio

O autor desse livro, Jostein Gaarder, assegura ter encontrado em um sebo de San Telmo, Buenos Aires, cópia de manuscritos redigidos por Flória Emília, concubina de Aurélio Agostinho, ou seja, um dos pilares da Igreja católica e do pensamento cristão, o bispo de Hipona, predicador, orador, catequizador, doutor e santo – ...

Agostinho foi o primeiro a estudar a alma, a ponto de muitos o considerarem o precursor de Freud, que viveria cerca de 16 séculos depois.

O objetivo era treinar o controle das paixões para merecer a salvação numa suposta vida após a morte. Não é por acaso que a obra principal de Santo Agostinho seja Confissões, em que narra a própria conversão ao cristianismo depois de uma vida em pecado.

Ele defendia que, embora tenha criado tudo o que existe, Deus não criou o mal porque o mal não é algo, mas a falta ou a deficiência de algo. Por exemplo, o mal padecido por um homem cego é a ausência de visão; o mal em um ladrão é a falta de honestidade.

Este algo, segundo Agostinho, deve vir antes mesmo da decisão de fazer ou não alguma coisa. Seria como um algo metafísico que ele denomina como Libero Arbitrio. Ele é causa sui, autodeterminante, que tende a cometer uma boa ou má ação. É um paradoxo da humanidade de cada ser humano.

  • Nasceu na África.
  • Levou uma vida libertina em sua juventude.
  • Pertenceu a uma seita.
  • Começou a sua conversão lendo dois versículos da Bíblia.
  • Tornou-se um Padre da Igreja. No ano de 388, Agostinho, Mônica e Adeodato se prepararam para voltar ao norte da África. ...
  • Também é um Doutor da Igreja. ...
  • Foi canonizado por clamor popular.

Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e importante teólogo cristão do norte da África durante a dominação romana. Suas concepções sobre as relações entre a fé e a razão, entre a Igreja e o Estado dominaram toda a Idade Média.