Quantos anos tinha o paralítico do tanque de Betesda?
Ali, naquele dia narrado por João, um homem de 38 anos, paralítico, se lamentava pois sua falta de mobilidade o impedia de ser ágil e conseguir ser o primeiro a entrar no tanque para receber a cura. Foi quando Jesus apareceu e mudou essa situação.
Quanto tempo o paralítico de Betesda ficou no tanque?
O tanque de Betesda foi o lugar onde Jesus curou um homem doente há 38 anos. Muitas pessoas esperavam por um milagre na água do tanque, mas Jesus curou o paralítico apenas com suas palavras! O poder não estava no tanque de Betesda, mas em Deus.
Que tipo de pessoas havia à beira do tanque de Betesda?
“Ora em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas.
Qual era o nome do paralítico que Jesus curou?
Melhores momentos: conheça a história de A Cura do Paralítico de Cafarnaum - RecordTV - R7 Milagres de Jesus.
Qual era a finalidade do tanque de Betesda?
Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas. Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, “casa de misericórdia”.
Qual é o significado da palavra Betesda?
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
O que significa a palavra Betesda na Bíblia?
Casa de misericórdia. Nome de um tanque ou reservatório de Jerusalém, perto do mercado das ovelhas (Jo 5.2 a 7). o fornecimento de água era intermitente, explicando-se assim o movimento da água (vers. 3), e a resposta do enfermo a Jesus, usando da palavra 'agitada' ou 'movida' (vers 7).
O que significa os cinco alpendres no tanque de Betesda?
Alpendres são entradas, ou portas. Estas cinco portas do tanque de Betesda, muito embora fossem entradas físicas, em um nível espiritual são alegorias que apontam para os primeiros cinco livros do antigo testamento, que foram escritos por Moisés, chamados de Torá e também de Pentateuco.
Quais são as dificuldades de um paralítico?
Um dos problemas mais recorrentes para um usuário de cadeiras de rodas é a dificuldade de circular em espaços públicos. Calçadas desniveladas, esburacadas ou/e estreitas; a falta de rampas de acesso ou rampas de acesso mal feitas. No entanto, se o cadeirante usa carro, também passa por dificuldades.
Em que ano foi construído o tanque de Betesda?
Era uma obra incomparável de autoria do renomado Bartolomé Esteban Murillo, terminada no ano de 1670 e intitulada Cristo Curando o Paralítico no Tanque de Betesda.
Qual era o tamanho do tanque de Betesda?
46 X 92 m
O local é atualmente identificado como um reservatório duplo, com uma área geral de cerca de 46 X 92 m, encontrado durante reparações e subsequentes escavações da Basílica de Santa Ana em 1888, no bairro de Bezeta, em Jerusalém, próximo da Porta das Ovelhas e da Fortaleza Antônia.
Qual era o nome da festa do tanque de Betesda?
festa de Pentecostes
A festa de Pentecostes no Antigo Testamento.
Qual é a história do Paralítico de Betesda?
Narrativa bíblica
De acordo com João, este milagre ocorreu próximo a Porta das Ovelhas, nos Tanques de Betesda; reservatórios que sazonalmente recebiam peregrinos com a supersticiosa intenção de receber as propriedades curativas de suas águas.
O que podemos aprender com João 5?
O Salvador foi a uma festa em Jerusalém (provavelmente a Páscoa) e curou um enfermo junto ao tanque de Betesda. Jesus Cristo ensinou que representa o Pai Celestial e explicou por que é preciso honrar o Filho de Deus. Além disso, citou outras testemunhas de Sua divindade.
O que podemos aprender com a cura do paralítico de Betesda?
Nesse contexto, o tanque de Betesda pode ser visto como uma oportunidade de cura que não foi aproveitada. Às vezes o problema é que Deus deu a oportunidade que precisamos, mas não temos plena consciência ou certeza de tirar vantagem disso.