Quantos anos tinha Mefibosete quando Davi mandou Buscá-lo?

Perguntado por: lcosta9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Mefibosete foi levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade. Ele tinha cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4). Passado bastante tempo, quando Davi já estava estabelecido como rei de todo Israel, ele se lembrou de Jônatas e quis continuar a honrar sua amizade.

Sabe-se que o nome Mefibosete também aparece na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) como Meribe-Baal ou Memfibaal (exceto em 2 Samuel 21:8).

Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

Ziba foi um dos servos do rei Saul. A história de Ziba é conhecida na narrativa bíblica devido a sua conexão com Mefibosete. Quando o rei Davi desejou honrar a memória de seu amigo Jônatas, ele procurou saber se havia algum representante da casa de Saul ainda vivo.

Significado de lo-debar: Palavra bíblica de origem hebraica que significa " sem pasto".

As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO.

A história de Mefibosete é um verdadeiro exemplo de alguém que é alcançado pela graça, pelo favor imerecido. O benefício concedido a ele, é fruto da aliança que Davi fez com Jônatas, quando ainda era um soldado invejado por Saul.

A bíblia nos fala de dois Mefibosete. O menos conhecido é filho de Saul com a concubina Rispa e o outro é filho de Jônatas (filho de Saul e amigo de Davi) que ficou aleijado após um acidente.

A história de Mefibosete
Mais tarde, em uma batalha, Jônatas morreu junto com seu pai Saul. Quando a notícia chegou à casa de Jônatas, a babá de Mefibosete pegou nele e fugiu para salvar sua vida dos inimigos. Mas ela se descuidou e deixou o menino cair. Assim, ele ficou com os dois pés aleijados pelo resto da vida.

Mefibosete foi chamado para sair de Lo-Debar (Terra sem alimento) para se alimentar para sempre à mesa do rei.

As pessoas de Lo-Debar viviam em extrema situação de penúria e miséria. Que importância tinha uma cidade assim? Ela se tornou importante porque ali morava o filho de um rei: Mefibosete.

Reis: Virgem, mulher de Jônatas ri à toa com visão de 'aquilo maravilhoso'

Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque. Ela caiu, o que gerou nele a lesão.

De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.

Mas Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo e, um dia mandou chamar de Lo-Debar o filho de seu grande amigo. E quando Mefibosete foi lembrado pelo rei, todas as terras que pertenceram a Saul e a Jônatas, foram restituídas a ele, que ainda teve como direito, todos os dias, a comer à mesa do rei.

Selima morre após dar à luz Mefibosete.

Alguns cronologistas bíblicos chegam a afirmar que havia uma diferença de 25 a 28 anos de idade entre Davi e Jônatas.

assassinado em batalha.

Ele reconhecia que Davi era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Vale lembrar que Jônatas era o sucessor natural ao trono, portanto, humanamente falando, uma amizade com Davi era completamente improvável.