Quantos anos tinha João Batista quando começou a pregar?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

927). A Bíblia não relata como foi a infância de João, nem como era a relação com seu primo Jesus nesse período. Indica apenas que João iniciou suas pregações entre os anos 28 e 29 d.C., “no décimo quinto ano no reinado de Tibério César” (BÍBLIA, 2000, p.

O início de seu ministério
João, pregava sobre o evangelho do arrependimento, avisando que Deus pune o pecado e que ninguém poderia escapar só por ser judeu de nascimento. Ele pregava que era necessário se arrepender e viver de maneira que agrada a Deus (Lucas 3:7-9).

Pregações de João no deserto
João Batista iniciou a sua vida de pregação no deserto da Judéia. Viveu como um nômade pregando palavras de arrependimento e transformação. Quando começou, os judeus estavam esperando o Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira.

Indica apenas que João iniciou suas pregações entre os anos 28 e 29 d.C., “no décimo quinto ano no reinado de Tibério César” (BÍBLIA, 2000, p. 927). Admoestava o povo às margens do rio Jordão, pregando o arrependimento dos pecados e o batismo como sinal de purificação e santidade.

Não se sabe exatamente a idade que João tinha quando foi morto, mas é certo que era mais velho do que seu primo Jesus.

Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

João Batista: Significa “aquele que batiza com a graça de Deus”. É um nome composto por dois nomes de origens diferentes João e Batista. João vem do hebraico Iohanan, a partir da união de Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que quer dizer “graça”, e significa “Deus é cheio de graça, agraciado por Deus”.

“Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1, 29)
Bergsma lembra que essas palavras são repetidas pelos sacerdotes em cada missa: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Ele disse às pessoas que sua missão era pregar o arrependimento e batizar com água; mas Aquele que viria depois dele é que iria batizar com fogo e com o Espírito Santo [ver Mateus 3:11].

São conhecidos como mandeus (de mandaiia, conhecimento, em sua língua aramaica). Essa designação, atribuída externamente, hoje se refere aos membros não iniciados. Seu clero recebem o nome de nasuraiia, os observantes ou os iniciados, como os nazireus da Bíblia[1].

deserto da Judeia

Sendo assim, o texto começa apresentando o testemunho messiânico de João Batista. Ele começou a pregar sobre a vinda do Reino dos Céus no deserto da Judeia. Logo, foi às margens do histórico rio Jordão que iniciou o ministério de “Precursor de Cristo”, este anúncio durou pouco tempo, aproximadamente seis meses.

Moisés

Moisés, um profeta do Velho Testamento, conduziu milhares de seu povo do Egito e da escravidão para a terra prometida. Ele escreveu os primeiros cinco livros do Velho Testamento e registrou os Dez Mandamentos.

Igreja Batista é uma denominação incluída no Cristianismo, que tem como uma das principais doutrinas o batismo de adolescentes e adultos. Esta Igreja tem essa denominação graças a João Batista, que batizou Jesus Cristo.

Maria de Betânia é o testemunho de que, desde a comunidade cristã da primeira hora, a função das mulheres na Igreja não foi somente a de familiares e assistentes dos homens.

Zacarias

Ao escolherem o nome do menino, queriam dar a ele o mesmo de seu pai, Zacarias, mas sua mãe aceitou. Seu pai estava mudo e escreveu o nome numa tabuinha concordando e assim foi definido a escolha do nome “João”. Assim que concordou com o nome ele voltou a falar, e muitos da cidade temeram ao saber deste ocorrido.

João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão de São Tiago Maior, com quem era pescador.