Quantos anos tinha Ezequiel quando começou a profetizar?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 13 votos

30 anos

É bem possível que o profeta Ezequiel começou seu ministério profético com a idade de 30 anos.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Nesta quarta-feira, ele perdeu a luta contra a leucemia. Morreu, aos 22 anos, pondo fim também a muitos sonhos que ainda tinha para realizar no futebol.

Quando e Onde Ele Foi Escrito? O livro de Ezequiel foi escrito durante o cativeiro de Ezequiel na Babilônia. Ele profetizou de 592 a.C. a 570 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Ezequiel”).

Ezequiel ilustra simbolicamente o cerco e a fome que sobrevirão sobre Jerusalém.

Babilónia

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Aos 30 anos de idade, Ezequiel teve uma visão da glória de Deus e foi chamado para ser profeta (Ezequiel 1:1-3).

Quando e onde foi escrito? O livro de Ezequiel foi escrito durante o cativeiro de Ezequiel na Babilônia. Ele profetizou de 592 a 570 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Ezequiel”).

O Dr. Altschuler afirma que Ezequiel era extremamente religioso, mas bastante agressivo, ao contrário de outros personagens bíblicos marcados pela vida piedosa.

Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro: “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

Ezequiel não só transmite uma mensagem, mas a vivencia, em sua própria existência, como algo que ultrapassa a experiência humana. A glória de Deus está presente não só na esfera celeste, mas também no mundo: habita o templo e a cidade de Jerusalém. Marca a santidade desses locais e lhe é sinal de proteção.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá. Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo.

Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

Preparação para o Estudo de Ezequiel
Se tivéssemos que escolher um tema principal do livro de Ezequiel, poderia ser o de que no final todas as pessoas saberão que o Senhor é Deus. Esse princípio, expresso por frases como “então saberão que eu sou o Senhor”, aparece mais de sessenta e cinco vezes em Ezequiel.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Você pode prestar seu testemunho de que Deus nos considera responsáveis por nossas escolhas e que, a despeito de nossas circunstâncias e das escolhas de outras pessoas, podemos escolher viver retamente.