Quantos anos tem o Shih Tzu?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Expectativa de vida média de acordo com a raça

RaçaExpectativa de vida
Shih Tzu13
Lhasa Apso14
Buldogue6
Golden Retriever12

de 10 a 16 anos

Como saber a idade do cachorro pela pele
Assim como para os seres humanos, os pelos brancos são uma indicação da velhice; quando eles aparecem ao redor do focinho e dos olhos, significa que o cachorro tem entre 5 e 7 anos de idade. Além disso, também é necessário observar o estado do pelo.

Marcadores: CURIOSIDADE TUDO SOBRE SHIH TZU SHIH TZU MAIS VELHOR DO MUNDO - St. Petersburg, Flórida – Um casal da Flórida disse que seu shih tzu, Smokey, tem 23 anos de idade, dois anos mais velho que o cão que anteriormente era considerado o títu...

Maltês

Maltês: o cãozinho vive por cerca de 15 anos
Não bastasse isso, a raça também é dona de um temperamento gentil e amigável.

Embora os tipos de Shitzu sejam de cor branco, vermelho, prata, ouro, fígado e tigrado, o Shihtzu preto parece estar entre os mais raros. Um Shihtzu preto sólido é extremamente raro, e geralmente há uma marcação branca em algum lugar, como no topo da cabeça ou no peito.

O shih tzu adora colo e segue o tutor pela casa. Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo – o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa.

O Shih Tzu escolhe o dono, que vai ser a sua pessoa “preferida” e com quem ele vai ter mais afinidade, exigindo um pouco mais de atenção no dia a dia. Como amam brincar e têm bastante energia, também são super indicados para famílias com crianças, mas não precisam estar em movimento constante.

5 anos de idade

Um cão grande pode amadurecer mais lentamente no início, mas já ser considerado idoso aos 5 anos de idade. Raças pequenas e “micros” não ficam idosas até mais ou menos 10 anos (Yorkshire, por exemplo).

Os cachorros da raça Shih Tzus podem viver entre 10 e 15 anos quando bem cuidados. Conforme comentamos, os Shih Tzus possuem uma pelagem longa e fina, que pode embolar e fazer nós que machucam a pele do animal.

Como calcular a idade dos cachorros?

  1. O 1º ano de vida de um cão de tamanho médio equivale a 15 anos humanos;
  2. O 2º ano para um cão equivale (em média) a cerca de 9 anos para um humano;
  3. E depois disso, cada ano humano seria aproximadamente 5 anos para um cachorro.

Além disso, a coprofagia canina - que é o hábito de ingerir as próprias fezes - também é muito comum em cães da raça Shih Tzu. Em todo o caso, o acompanhamento veterinário é muito importante. Quando bem cuidado, o Shih Tzu costuma viver entre 10 e 15 anos.

Em boa parte das vezes, isso sugere que ele está doente, mas também pode ser uma alteração no comportamento dos cachorros. Isso acontece, por exemplo, quando o tutor viaja, passa o final de semana fora, e o pet sente falta. Muitas vezes, a pessoa que está cuidando do animal percebe o cachorro apático.

Sinais de que seu cão é feliz

  • Sinal 1: Olhos relaxados de pura felicidade. ...
  • Sinal 2: Sorriso de cão feliz na vida. ...
  • Sinal 3: Orelhas relaxadas de puro contentamento. ...
  • Sinal 4: Posição do rabo de cão feliz. ...
  • Sinal 5: Forma de descansar despreocupado. ...
  • Sinal 7: Comendo com prazer. ...
  • Sinal 8: Brincando felizão!

E, quem gosta de cães peludos, precisa conhecer as doenças comuns em Shih Tzu.
...
Lacrimejamento constante

  1. Parte de baixo dos olhos sempre úmidas;
  2. manchas de cor marrom-avermelhadas;
  3. excesso de lágrimas;
  4. odor.

Dogue de Bordeaux

Dogue de Bordeaux
Essa é a raça que conta com a menor expectativa de vida. Estima-se que o Dogue de Bordeaux viva em torno de cinco a oito anos. A raça é muito acometida por torção gástrica, obesidade, dermatite e displasia coxofemoral e do cotovelo.

Shar-pei

1. Shar-pei. O shar pei é de longe uma das raças de cães com mais doenças. Destaca-se principalmente pelas diversas doenças dermatológicas que costuma apresentar, mas costuma ter também outros distúrbios, como entrópio, displasia de quadril, catarata, hipotireoidismo ou megaesôfago.