Quantos anos tem o ensino médio em 2022?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Esta parte da grade curricular ocupará 1.200 horas do ensino médio, divididas nos três anos da fase escolar. O aluno poderá iniciar o itinerário escolhido no 1º ano caso esteja disponível em sua escola. Mas a instituição tem até 2023 para disponibilizar os itinerários.

O Ensino Médio é o último dos três níveis da Educação Básica, logo após o Ensino Fundamental 1 e 2. Esta etapa dura três anos e tem o objetivo de aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente. Bem como preparar o estudante para o mercado de trabalho e o Ensino Superior.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Os estudantes devem ter concluído o ensino fundamental antes de serem autorizados a inscrever-se no ensino médio. O ensino médio dura três anos. O mínimo é de 2200 horas de aula ao longo de três anos.

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O aumento da carga horária: a carga horária do Novo Ensino Médio passou de 2.400 para 3.000 horas-aula ao final de três anos, fazendo com que muitas escolas tenham adotado o ensino em tempo integral. Isso prejudica os alunos mais pobres, que precisam conciliar trabalho e estudo.

Outra grande novidade do modelo que pode ser aplicada em 2022 são os itinerários formativos. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição. As escolas podem oferecer as aulas já a partir deste ano, mas só serão obrigatórias em 2023.

O Novo Ensino Médio entrou em vigor nas escolas brasileiras em 2022 para os alunos do primeiro ano, e a previsão é de que até 2024 esse novo formato de educação seja aplicado em todas as turmas do país.

Outra ideia é a adoção de um “4º ano” do ensino médio, voltado para os estudantes que estão concluindo a etapa em 2021. Seria um ano letivo adicional e opcional, voltado para os estudantes que não se sentem preparados para fazer o Enem ou prestar vestibular.

O Novo Ensino Médio foi promulgado ainda em 2017, é uma determinação relativamente nova - mas já está fazendo aniversário de 5 anos. Sua primeira aparição foi na atualização da Lei 14.415, que determina várias mudanças na LDB.

Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contra turnos que são os períodos extraclasse para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.

Não, é super aceitável, já que o padrão no Brasil é concluir até os 18. E agora, em tempos de pandemia, com aulas paralisadas (ou indo e voltando o tempo todo), vai ser mega comum ver gente concluindo o ensino médio com 19, já que houve atraso. No mais, idade é só um número.

A depressão está tipificada na CID (Classificação Internacional de Doenças), de acordo com a Agência Nacional de Saúde, é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, criança, jovens, homens, mulheres, idosos. Por isso, o atestado do aluno acometido por esta doença abona as faltas no decorrer do ano letivo.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

Ensino Fundamental II no Brasil
O Ensino Fundamental II, ou chamado de Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende a educação para crianças/adolescentes dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9º ano.