Quantos anos tem o ensino médio na Coréia do Sul?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

As escolas de ensino médio na Coreia do Sul consistem em três séries. A maioria dos alunos entra com 12 ou 13 anos e se forma aos 15 ou 16.

As taxas variam de US $ 2.320 a US $ 3.650 por semestre. Você precisará pagar suas taxas em Won sul-coreano. Como suas escolas estão se tornando cada vez mais populares, a Coreia do Sul tem um grande número de bolsas disponíveis para estudantes internacionais. Os mais generosos são fornecidos pelo governo sul-coreano.

Estudantes brasileiros interessados em cursar o Ensino Médio completo na Coreia do Sul podem consultar as escolas autorizadas diretamente com a Secretaria de Educação de Seul. Nesse caso, é fundamental ter uma boa noção de coreano e inglês.

Alunos sul-coreanos estudam mais de 14 horas por dia; leia relato de professor.

A idade média dos primeiros casamentos era de 33 anos em 2020, acima dos 29 anos de duas décadas atrás. A taxa de fertilidade do país é a mais baixa do mundo, com 0,8 filho por mulher.

3° Ano - Ensino Médio
Última etapa da Educação Básica no Brasil, o Ensino Médio tem três anos de duração e é recomendado – dentro das disposições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – para adolescentes de 15 aos 17 anos.

Não, é super aceitável, já que o padrão no Brasil é concluir até os 18. E agora, em tempos de pandemia, com aulas paralisadas (ou indo e voltando o tempo todo), vai ser mega comum ver gente concluindo o ensino médio com 19, já que houve atraso. No mais, idade é só um número.

O Ensino Fundamental II, ou chamado de Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende a educação para crianças/adolescente dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9ºano.

Níveis escolares
As etapas de ensino também se assemelham ao nosso, sendo dividido em Ensino infantil, primário, secundário e superior. Geralmente, os coreanos terminam a escola entre 18 e 19 anos.

Os estudantes estudam matemáticas, coreano, inglês, ciência, físicas, artes, música, história. O primeiro grau é obrigatório para todos os coreanos.

O ensino coreano tem um ano letivo parecido com o nosso, com exceção de algumas coisas: os dois períodos de férias do ano um pouco maiores e a divisão de períodos. Lá, o ano é separado em dois semestres, com férias de verão (de julho a agosto) e de inverno (de dezembro a fevereiro).

A maioridade civil na Coréia do Sul é de 19 anos. Isto significa que, a partir dos 19 anos, os sul-coreanos são considerados adultos perante a lei.

Os brasileiros na Coreia do Sul formam uma comunidade de brasileiros que consiste de imigrantes (principalmente coreanos brasileiros repatriados) e expatriados (principalmente jogadores de futebol) do Brasil. No total, são estimados em cerca de 400 ou 500 famílias de brasileiros que vivem na Coreia do Sul.

Pode ter certeza de que ao gostar da ideia de aprender esse idioma, tudo ficará mais simples ainda. Isso porque o alfabeto coreano é um dos mais simples de aprender por ser considerado um dos alfabetos asiáticos mais fáceis.

Sendo um país marcado pela alta competitividade, a educação é primordial da Coréia do Sul – tanto na sociedade quanto na economia. O setor é um dos principais destinos do investimento governamental, que, tendo em mente o desenvolvimento econômico nacional, atrela a educação ao avanço digital.