Quantos anos tem o curso de Nutrição?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

4 anos

Para cumprir toda a carga horária obrigatória, mais as horas complementares e os estágios obrigatórios, o curso de Nutrição tem duração de 4 anos, divididos em 8 períodos.

A formação
Se optar por um curso Técnico em Nutrição, vai estudar por cerca de 2 anos, o que significa a metade da faculdade.

Você vai estudar algumas matérias já conhecidas
Mas fique calmo, nada tão difícil que vá fazer você desistir. Essas disciplinas são necessárias para entender como o nosso organismo interage com os mais diversos alimentos, assim como montar dietas e cardápios e interpretar dados nutricionais.

Por ser uma peça fundamental de uma área do mercado (a produção industrial de alimentos), o nutricionista industrial garante uma posição privilegiada dentro do mercado, com salários acima da média e uma grande oferta de vagas.

Como é comum esse profissional trabalhar em diversas clínicas ao mesmo tempo, ou conjugar um trabalho fixo com atendimentos em seu consultório, os ganhos reais podem ser bem maiores que isso. As áreas que atualmente pagam os melhores salários ao nutricionista são: Turismo e Hotelaria.

O Ensino Superior em Nutrição tem matérias básicas, como Bioquímica, Farmacologia, Higiene dos Alimentos, Fisiologia Humana, Imunologia, Alimentos Funcionais e Substâncias Bioativas, Marketing em Alimentação e Nutrição, Nutrição Esportiva e Comportamento Alimentar.

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

Learn Cafe – Outra plataforma com diversos cursos de Nutrição gratuitos e perfeitos para quem quer aprofundar os conhecimentos é o Learn Café, que conta com mais de QUINZE cursos da área da Nutrição totalmente gratuitos, que variam de 1 a 9 horas de aulas.

Já abordamos a primeira diferença: a nutrição é um curso de formação superior e o técnico em nutrição é um curso de formação técnica. O primeiro pode ter de 4 a 5 anos de duração, enquanto o técnico tem de 3 a 4 semestres.

Poderá trabalhar nas áreas clínica, de alimentação institucional, social, tecnológica e gastronômica, por exemplo. Como nutricionista, você irá trabalhar em hospitais, consultórios, ambulatórios, escolas, casas de repouso, restaurantes, padarias, confeitarias, indústrias de alimentos ou órgãos públicos.

Ele pode optar por trabalhar em áreas como: nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia; atuando em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros.

Embora a carreira de nutricionista esteja crescendo rápido no mercado de trabalho, a área ainda é bastante concorrida. Afinal, a busca por qualidade de vida e alimentação saudável vem crescendo há alguns anos e assim impulsionando a busca por esses profissionais.

fornecer aconselhamento de saúde e promover uma alimentação saudável; prescrever dietas especiais; educar os profissionais de saúde e o público sobre Nutrição; trabalhar como parte de uma equipe multidisciplinar, apoiando o trabalho de outros profissionais de saúde.

O nutricionista é fundamental para a elaboração de cardápios e cronogramas alimentares que atendem às necessidades nutricionais da população. Portanto, é uma profissão indispensável para mudanças de hábitos alimentares com o objetivo de promover uma alimentação saudável.