Quantos anos tem o bebê que fumava 40 cigarros por dia?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

18 meses de idade

Além de a história ser inusitada só pelo fato em si, a criança fumava até 40 cigarros por dia com apenas 18 meses de idade.

Em 2010, Ardi Rizal, uma bebê nascido na Indonésia, escandalizou o mundo ao aparecer em um vídeo fumando um cigarro após o outro. Descobriu-se, então, que o pequeno começou a fumar aos 18 meses quando o pai deu seu primeiro cigarro e aos 2 anos já fumava quase (pasmem!) 40 cigarros por dia.

Segundo Ardi, ele também passou por uma reeducação alimentar para ter uma vida mais saudável. O programa levou ainda o menino à praia, que gostou muito de conhecer o mar. “Longe do cigarro, ele se livrou de muita coisa. Que ele volte para Indonésia e seja feliz”, disse Geraldo Luís.

Após nove meses, os pulmões já estão parcialmente regenerados. Ao ficar dez anos sem cigarro, o ex-fumante tem metade das chances de desenvolver câncer de pulmão, em comparação com alguém que segue com o vício.

Paulo - Saúde: Fumante perde 10 anos de vida, diz estudo - 23/06/2004. Fumantes morrem, em média, dez anos mais cedo do que pessoas que não fumam, mas parar de fumar, mesmo aos 50 anos de idade, pode diminuir o risco pela metade, segundo a mais longa pesquisa já feita sobre o tema, que foi divulgada ontem.

Em média, um cigarro comum oferece 15 tragadas. Um maço teria, então, 300 tragadas. Logo, um vaporizador de 1,5 mil tragadas seria equivalente a cinco maços.

Em conversa com Rodolffo nesta quinta (1º), o artista revelou que chegou a consumir durante a sua estadia no reality da Globo seis maços por semana, o que equivale a 120 cigarros em sete dias.

Na edição 20, a médica Thelma passava boa parte do tempo aconselhando o colega Babu Santana a deixar o vício. No BBB 21, Fiuk, Caio e Rodolffo eram vistos boa parte do tempo fumando. Na ocasião, o filho de Fábio Jr.

"Mais de 80 ou até 100 graus vai causar uma lesão térmica, uma agressão à mucosa esofágica e na sequencia álcool e fumo entrariam para fazer as modificações pra que o câncer apareça", resume o professor.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Dependência e lesões em órgãos vitais
"É muito comum que os pacientes jovens, de 16 a 24 anos, tenham um nível de nicotina que equivale a fumar mais de 20 cigarros convencionais por dia", calcula. Aliás, o próprio mecanismo desses dispositivos facilita o uso constante.

Durante o aleitamento materno, a mãe que fuma fica com o leite contaminado pela nicotina, que é absorvida pelo bebê, prejudicando o sono e aumentando a incidência de cólicas, náuseas, vômitos e agitação.

A probabilidade de o bebê nascer com anomalias genéticas é maior quando a mãe fuma durante a gravidez. Isto acontece porque há dezenas substâncias tóxicas no cigarro que podem causar malformações no bebê. O bebê também corre mais risco de desenvolver doenças, como pneumonia, bronquite ou alergias, por exemplo.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

A cotinina apresenta meia-vida no organismo de 7 a 40 horas, enquanto a meia-vida da nicotina é de 1 a 4 horas. Os testes de cotinina no sangue e/ou na urina podem ser pedidos junto com o de nicotina.

Os benefícios de parar de fumar são quase imediatos. Em apenas 20 minutos após parar, a frequência cardíaca cai. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta.

“Mesmo passando dez anos ainda existe um risco de câncer residual maior do que o esperado”, acrescenta. Segundo as estimativas do estudo, o risco só começa a diminuir em média 11 anos depois de largar o hábito, fazendo com que haja um alerta de que não é só deixar de fumar, mas também tomar outras medidas.

Continuar lendo Por que Einstein fumava?