Quantos anos pode comer peixe cru?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Contudo, apesar de não existirem recomendações absolutas, é de consenso geral que peixe cru não deve ser dado às crianças com menos de 1 ano – 1 ano e meio de idade.

Peixes que podem ser consumidos crus
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

Recomendação de consumo - A quantidade indicada varia de acordo com a individualidade bioquímica de cada um, segundo Tamara Castro: "De maneira geral, o consumo de peixe cru deve ser esporádico e evitado por crianças, gestantes e idosos, devido à maior vulnerabilidade para contrair doenças", finaliza a nutricionista.

Para que você tenha mais segurança ao oferecer peixe para o bebê, entenda quais são os mais recomendados nessa fase. Os melhores são os que estão em filés, em postas ou que não tenham qualquer tipo de espinho, como por exemplo: Saint Peter, Salmão, Pintado, Cação, Pescada ou Merluza.

Pediatra super ligado na questão nutricional, Flávio Melo indica oferecer sardinha já na introdução alimentar do bebê. É um peixe mais barato e cheio de boas propriedades nutricionais. A sardinha é rica em ômega 3. Em especial, o DHA, que é muito importante para o desenvolvimento cerebral do bebê.

Dactylogyrus é um verme parasita que se reproduz de maneira ovípara (coloca ovos), e que ataca especificamente as guelras dos peixes. O parasita que eclode do ovo, na água, é ciliado, e nada a procura de um hospedeiro.

Os hot rolls são rolinhos empanados e fritos e devem ser servidos quentes. Daí o nome hot (quente) roll (rolinho). Desse tipo de sushi é derivado o hot filadéfia, também com cream cheese, muito apreciado nos restaurantes brasileiros. Entretanto, existem diversas possibilidades de recheio.

O sushi é conhecido pela sua forma cilíndrica, ou seja, um rolinho de arroz e com diversos recheios, por outro lado, o sashimi tem o formato em que o peixe é cortado, isto é, em tiras.

Um estudo conduzido pela Proteste em restaurantes de São Paulo onde é comercializado esse tipo de alimento mostrou que apenas 2 de 60 amostras analisadas continham agentes causadores de doenças. Isso reforça a afirmação de que o consumo de sushi e sashimi é seguro.

Por que comer o peixe cru
No mundo gastronômico japonês há um velho ditado que diz: “o peixe deve ser saboreado cru, depois assado e por final, cozido.” Certamente nem todos concordam com essas palavras. Mas, segundo esse ditado, comer o peixe cru é a melhor, senão a mais apetitosa, forma de saborear a carne do peixe.

Basicamente, o Sushi busca o equilíbrio entre a acidez, a doçura, a maciez presente no arroz e o respeito pelo ingrediente utilizado, seja ele o peixe, um cogumelo, omelete o pepino, ou ainda, uma infinidade de ingredientes como ovas, nabo, conservas e afins.

De acordo com pediatras e nutricionistas, a comida japonesa pode ser oferecida à criança a partir dos 3 anos de idade, antes disso, não é recomendado.

Para encurtar a resposta, saiba que consumir salmão cru não faz mal para a saúde na teoria. Na prática, os procedimentos vão além do peixe e envolvem cuidados de manuseio, higienização, controle de qualidade e experiência profissional. Sendo assim, a pessoa pode comprar o melhor salmão que existe.

Após passar pelo sal e o vinagre, embrulhe o salmão em papel filme e coloque-o no congelador, na hora de servi-lo, apenas retire do congelador e use-o normalmente”, contou. Outra dica interessante é que a folha de bambu (sassa) tem propriedades anti-bacterianas, o que também ajuda a manter o frescor do prato.

Apesar da preocupação, o camarão pode ser oferecido ao bebê a partir dos 06 meses de idade, desde que seja do costume alimentar da família e caso o bebê não tenha risco de alergia alimentar. Além disso, o camarão que será oferecido ao bebê deve ser preferencialmente feito em casa e sem sal.

Bebês podem comer peixe desde o início da introdução alimentar, isto é, a partir dos 6 meses. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Prefira sempre peixes frescos, de boa procedência, e sem espinhos para evitar o risco de engasgos. Algumas sugestões são salmão e tilápia.

Portanto, as melhores maneiras de prepará-lo são: grelhado, assado (no forno ou na airfryer), cozido com pouca água ou no vapor. Quando estiver pronto, Flávia reforça que o peixe deve ser oferecido em pequenos pedaços ou desfiado para que nenhum espinho passe e a criança engasgue.

Porém, não é recomendado introduzir frutos do mar e mariscos no cardápio do bebê antes de completar 1 ano de idade. Isso é, esses alimentos podem oferecer contaminação bacteriana e química, das quais o bebê ainda não está preparado para combater adequadamente, como funciona em um organismo adulto.

Continuar lendo É bom comer alho cru?