Quantos anos o sol vai explodir?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 29 de abril de 2023
4 / 5 10 votos

O Sol já tem cerca de 4,6 bilhões de anos, que é quase a metade do seu tempo de vida estimado de 10 bilhões de anos. Quando ele chegar próximo do seu fim, seu núcleo entrará em colapso e o Sol vai se expandir, até o planeta Marte.

Em sua vida, o Sol cresceu aproximadamente 20%. Quando o hidrogênio acabar, começará a queimar o próximo elemento, que é o hélio, e será aí que estaremos de fato no final da vida da estrela. Mas para isso acontecer ainda faltam cerca de 5 bilhões de anos.

O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade. A temperatura do Sol varia entre 5,5 mil e 15 milhões de graus Celsius.

Ainda estamos em março de 2023 e, com a detecção de mais uma erupção solar nesta semana, o Sol já produziu a mesma quantidade de explosões de alta intensidade registradas em todo o ano de 2022.

Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração.

O Sol entrará em um período de maior atividade, chamado Máximo Solar, em 2025, com erupções solares e ejeções de massa coronal mais frequentes. Isso pode danificar eletrônicos, satélites e rede elétrica.

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

O fenômeno ocorre em momentos de extrema atividade solar, o que é o caso neste momento. As explosões solares são normais e acontecem com frequência. O que varia, no entanto, é a intensidade com que elas surgem.

Após 11 bilhões de anos, esse hidrogênio vai acabar. Com a interrupção da produção de energia, o núcleo não conseguirá suportar o peso das camadas mais externas e sofrerá um colapso, o que aumentará muito a sua temperatura.

descoberta de estrelas gigantes, supostamente algumas das primeiras a... intermediária, 800 vezes maior que o Sol, e invisível ao olho humano.

A Idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do Urânio. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

O eclipse solar de 8 de abril de 2024 será um eclipse solar total, que será visível em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação.

De acordo com um estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert, a água do nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra, e a evidência para a afirmação está no conteúdo de água pesada presente na Terra (composto também chamado de água deuterada e quimicamente ...

2014

O último episódio de máximo solar, em abril de 2014, foi o mais fraco dos últimos 100 anos. À época, astrônomos contaram 114 manchas solares, quando a média histórica é de 179. A informação tem como base os estudos da teoria “Termination Event”, defendida por uma ala de físicos solares.

Os efeitos das tempestades solares podem ser um tanto quanto inconvenientes. As partículas emitidas pelo Sol são extremamente carregadas, podendo danificar sistemas de telefonia e internet, objetos eletrônicos ou até mesmo destruir satélites artificiais que circundam a Terra.