Quantos anos o mamute morreu?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

No AR em 16/06/2022 - 12:00. Morreu no Rio, aos 64 anos, Ronaldo Pimentel da Silva, o DJ Mamute, uma lenda do funk carioca. Segundo a família ele pode ter sofrido um infarto.

A partir do estudo de fósseis de mamutes encontrados, pesquisadores e arqueólogos identificaram, catalogaram e descreveram 10 espécies de mamute.

O Mamute-do-Rio-Songhua (Mammuthus singari), que viveu no norte da China foi a maior espécie de mamute descoberta até hoje, e o Mamute-Imperial (Mammuthus imperator) sendo a espécie mais alta, tendo 5 metros de altura e podendo pesar de 14 a 18 toneladas vivendo na Europa, Ásia e América do Norte.

Espécies de parentesco próximo: mamutes (também extintos) e elefantes asiáticos. Onde habitava: região central do Brasil, entre os estados da Bahia e do Paraná. Em que época existiu: 10 mil anos atrás (com base nos fósseis mais recentes).

A possível descoberta de elefantes (ou mamutes) na América do Sul é um evento comparável ao achado dos primeiros fósseis de mamutes e mastodontes.

Os pesquisadores estão cientes dos desafios, já que é impossível recriar um animal, exatamente como ele era há 10 mil anos, nos moldes atuais. Porém, com ferramentas que permitem a edição de DNA, os cientistas podem inserir algumas características comuns dos mamutes em elefantes modernos.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista.

O mamute-lanoso ou mamute-lanudo (Mammuthus primigenius) foi a última espécie de mamute que se adaptou às regiões mais a norte do planeta.

De acordo com o site Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line de história natural da Universidade de Michigan, Estados Unidos, a baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior ser vivo do planeta.

As conclusões do estudo reforçam o fato de que mamutes e humanos coexistiram por pelo menos dois mil anos – para se ter uma noção comparativa, eles ainda existiam quando as Três Pirâmides de Gizé, no Egito, foram construídas.

As análises de DNA mostraram que os mamutes viveram na Sibéria continental há 3,9 mil anos –após a grande Pirâmide de Gizé, no Egito, ser construída e os megálitos de Sotenehenge serem erguidos.

Há alguns indícios de que os mamutes eram caçados por humanos, mas o fim da Era Glacial acabou provocando efeitos no clima que não possibilitaram a sua existência em diversos locais do mundo.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

No AR em 16/06/2022 - 12:00. Morreu no Rio, aos 64 anos, Ronaldo Pimentel da Silva, o DJ Mamute, uma lenda do funk carioca. Segundo a família ele pode ter sofrido um infarto. O corpo do músico foi enterrado no cemitério do Maruí, em Niterói.

A razão do desaparecimento de grandes espécies como o mamute e o rinoceronte lanudo durante a Era do Gelo é um dos mistérios da paleontologia. Explicações diferentes foram propostas: desde as mudanças climáticas até o excesso de caça.

Cloudina. Alguns dos primeiros registros de vida animal no Brasil foram os fósseis de Cloudina lucianoi, que viveu na região central do país, de 630 a 542 milhões de anos atrás. Era um pequeno animal marinho, com no máximo 3 centímetros e um exoesqueleto.

Meganeura monyi era uma espécie de inseto pré-histórico que viveu no período Carbonífero (cerca de 300 milhões de anos atrás), assemelhava-se com as atuais libélulas. Com uma envergadura de mais de 75 cm (2,5 pés) de largura, foi o maior inseto voador que já viveu na Terra.

Você sabia que os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros em termos de evolutivos? Sua origem é datada de 230 milhões de anos atrás. Seus ancestrais conviveram com os dinossauros mas os crocodilos modernos evoluíram há 84 milhões de anos e mudaram pouco desde então.

Apesar desta aparente aliança, os humanos caçavam os mamutes para aproveitar a sua carne. Em Getafe, também em Espanha, localizaram-se vestígios de um banquete neandertal de há cerca de 84.000 anos: 82 fósseis de mamute e 754 ferramentas usadas para cortar a carne e para esmagar os ossos para obter a medula.

Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.

Continuar lendo Tinha mamute no Brasil?