Quantos anos-luz está a galáxia mais próxima?

Perguntado por: imelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A galáxia de Andrômeda ou galáxia de Andrómeda (Messier 31, NGC 224) é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda.

100 mil anos

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Se este planeta inteiro, o sistema solar e a galáxia não tiverem empogação suficiente para você, prepare-se para acelerar muito — cientistas descobriram que você precisa viajar a incríveis 1,9 milhão de km/h para sair da Via Láctea.

A Via Láctea pertence a um conglomerado de galáxias denominado pelos cientistas de “Grupo Local”, constituído por cerca de 50 galáxias. Entre as mais conhecidas galáxias deste grupo estão a Via Láctea, Andrômeda e Triângulo. As demais são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea ou Andrômeda.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

A maioria das pessoas supõe que, se o cosmos existe desde o Big Bang, que ocorreu há 13,8 bilhões de anos, então o limite de quão longe podemos ver será de 13,8 bilhões de anos-luz.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Se trata de Andrômeda, uma galáxia vizinha a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância.

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

A distância da Terra ao Sol
O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17 987 547 quilômetros). Essa distância é surpreendente, ainda mais se pensarmos que mesmo assim o Sol é a estrela que fica mais próxima do nosso planeta.

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

A galáxia mais próxima da Via Láctea é a Andrômeda, que está a 2,5 milhões de anos-luz de distância. Para viajar entre as galáxias, seria necessário desenvolver tecnologia avançada de propulsão que permitisse viajar a velocidades próximas à da luz.

Além da Via Láctea, astrônomos já descobriram muitas outras galáxias. A estimativa é que haja 100 bilhões delas pelo universo. A maioria das galáxias surgiu um pouco depois da formação do universo. Os cientistas acreditam que elas tenham, em média, entre 10 e 13,6 bilhões de anos!

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

R136a1

No entanto, é preciso considerar que essa grandeza é em termos de diâmetro, mas não necessariamente em massa ou luminosidade. Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula.