Quantos anos leva um pé de tâmara para dar frutos?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.

tâmara

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

Goiabeira

Goiabeira: entre as árvores frutíferas que crescem rápido a goiabeira é, sem dúvida, a espécie que tem a fruta com o aroma mais delicioso.

Adoçante natural
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.

No Brasil, a tâmara é uma fruta tradicional nas festas natalinas, de início de ano e na época da páscoa, em algumas regiões.

As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem a osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.

Existem cerca de 50 variedades de tâmaras – todas famosas pelo seu sabor adocicado. Essas variações se dividem em três tipos diferentes: A suculenta (ou mole) A semi-seca.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

A esse povo, também citado na bíblia, a tamareira é identificada como uma árvore sagrada conectada ao Céu por sua copa e a Terra pela base de seu tronco. A tamareira é tida como um dos mais antigos símbolos representativos da Árvore da Vida, sendo também emblemado triunfo e da vitória.

Com sabor sutil e muito semelhante ao do caramelo, a tâmara é fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por isso mesmo, são excelentes substitutas desse ingrediente em receitas, especialmente para quem tem alguma restrição ou simplesmente quer uma rotina de alimentação mais saudável.

A recomendação pode variar de acordo com o seu perfil. Diabéticos e pessoas com alimentação restrita em açúcar não devem exceder a quantidade de 3 tâmaras por dia. Existem estudos que indicam 6 tâmaras diariamente para promover um melhor funcionamento intestinal.

Paulownia tomentosa

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.

Coloque uma semente em cada saquinho, enterrando cerca de dois ou três centímetros de profundidade. Regue pelo menos uma vez na semana. Quando as sementes germinarem, você já pode fazer a transferência para o solo. Escolha um vaso grande, com furos no fundo que ajudem a escoar o excesso de água, e encha com terra.

Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!” Isso porque antigamente as tamareiras levavam de 80 a 100 anos pra produzir os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é bastante reduzido, porém o ditado é antigo e sábio.

Limão. Essa é uma das frutíferas mais fáceis de manter e cultivar, mas é preciso cuidado, pois há espinhos no caule. Para o plantio em vaso, é necessário que o recipiente tenha capacidade para até 100 litros. Como todas as plantas frutíferas em vasos, também demanda regas e banhos de sol periódicos.

Árvore mutambo

Árvore mutambo.
O seu crescimento é rápido e pode chegar até 30 metros de altura. Seu desenvolvimento no campo pode alcançar de 4 a 5 metros em dois anos. As áreas úmidas são as preferidas desta espécie, sendo bastante usada para arborização. Habita no bioma Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Se tem uma fruta que encontramos por aí, o ano todo e em todo o lugar, é a banana. As plantas da bananeira se renovam constantemente e geram frutos ao longo do ano inteiro.

Por ter também triptofano, que auxilia na liberação da serotonina e na melatonina, ela ajuda a regular o sono. Além disso, por ter uma quantidade alta de carboidratos e de açúcares, ela é uma boa fonte de energia, tornando-nos mais dispostos.