Quantos anos leva para produzir um pé de carambola?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O cultivo da carambola é indicado em regiões de clima quente e úmido. Em torno de 4 anos, a árvore já começa a dar os primeiros frutos. Uma caramboleira pode durar cerca de 50 a 70 anos.

A árvore pode alcançar 15 metros de altura ao longo dos seus 25 anos de vida. As carambolas tendem a se desenvolver na parte da frutífera que mais recebe luz solar, pois requer muita luminosidade.

A melhor época de plantio é no início das estações de chuva e realizar o plantio nas horas frescas do dia. A produção da planta se inicia a partir do 3º ano de plantio, mas somente após o 4 ou 5º ano a planta começar a ter uma boa produtividade para atingir o nível de comercio de frutos.

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.

Uma explicação para essa impressão deixada na população pode ser mesmo a toxina presente na fruta, que pode ter sido um fator de seleção natural, fazendo com que espécies de pássaros em determinadas regiões evitem ao máximo a fruta.

A poda não necessária. Quando jovem fazer desbaste a cada 15 a 20 dias, retirando excesso de ramos e brotações laterais no caule, depois somente galhos secos e mal formados. Quais pragas tem essa planta?

O chá preparado à base das folhas da caramboleira – a árvore da carambola – é foi associado a benefícios como promover a diminuição dos níveis de glicose no sangue (efeito hipoglicemiante) e contribuir com o processo de emagrecimento, dificultando a retenção de açúcar por parte do organismo.

Em suma, existem duas variedades de carambola: doce e a azeda.

Quem cultiva carambola sabe: é muito comum a planta, que nos primeiros anos dava frutos grandes e doces, com o tempo começar a produzir frutos pequenos e bichados. E a melhor forma de resolver o problema é com uma boa poda anual ou, pelo menos, a cada dois anos.

Há ainda outros métodos de combate à mosca-das-frutas, como ensacar as carambolas pequenas, pulverizar a área do plantio e liberar machos estéreis para eliminar ou diminuir a população natural dos insetos.

carambola no 84º dia do teste de germinação é mostrada na Figura 4B. A emergência ocorreu de 25 a 60 dias (com média de 40 dias) depois da semeadura; a raiz primária é cilíndrica, de coloração branca, com crescimento linear.

A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.

Muda de Carambola 1,2/1,5M
Sua árvore é de pequeno porte e muito ornamental, possui flores pretas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Clima: A caramboleira é uma árvore de clima tropical, quente e úmido, que não aguenta frio ou geadas.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje em dia, com as técnicas de produções modernas, esse tempo é reduzido, mas o ditado é antigo e sábio.

tâmara

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

Goiabeira

Goiabeira: entre as árvores frutíferas que crescem rápido a goiabeira é, sem dúvida, a espécie que tem a fruta com o aroma mais delicioso.

De fato, o consumo de carambola pode ser maléfico para o organismo humano devido à presença desta toxina, sobretudo para pessoas que possuem doença renal crônica, ou seja, possuem um problema no funcionamento dos rins. Isto ocorre devido à caramboxina ser filtrada e eliminada pelos rins.

Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.

E atenção: a mandioca e a carambola também estão no meio. Esse peixe contêm a toxina tetrodoxina, que causa paralisia muscular dos órgãos respiratórios, levando à morte.

ÁGUA: Regar de forma moderada 2 vezes por semana, principalmente quando a planta for jovem, depois de adulta no caso de estiagens prolongadas. CLIMA: Prefere clima quente e úmido. PODA: Não necessária.

Poda de Limpeza: Cortar os brotinhos que nascem onde foram cortados galhos. Eliminar os brotos, ramos secos, doentes ou quebrados.