Quantos anos leva para caducar uma dívida com o banco?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

É importante se atentar ao fato de que, depois de 5 anos, a dívida não desaparece, ela apenas caduca! Assim, ela ainda continua ativa e crescendo com os juros. O nome fica limpo depois de 5 anos? Se a mesma nunca foi cobrada, após 5 anos a mesma caduca, e, assim, seu nome fica limpo.

Se isso acontecer, o devedor pode entrar em contato com o banco para tentar negociar a dívida. Outra opção é penhorar bens materiais da pessoa (como um imóvel). A penhora pode acontecer, por exemplo, quando o valor dos bens é igual ou maior que a dívida com o banco.

Uma dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos e, após esse período, deixa a lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Todas as empresas têm esse prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida. Mas, quando não fazem, é dito popularmente que a dívida caducou.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

Como citamos anteriormente, é possível fazer um financiamento imobiliário com uma dívida que caducou. Porém, a instituição financeira deverá avaliar cada caso.

Como saber se a minha dívida foi realmente vendida de forma legal? Quando sua dívida é comprada por outra empresa, você tem o direito de entrar em contato com ela e solicitar o comprovante da cessão de crédito.

Prazo para prescrição de dívida

  • Títulos de crédito. A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. ...
  • Contratos em geral. Dívidas de contratos de serviços, como água, luz e telefone, planos de saúde e cartão de crédito prescrevem em 5 anos, segundo o documento. ...
  • Cheque especial.

Quando a dívida se torna IMPAGÁVEL, é o exato momento de procurar a ajuda de um profissional da advocacia, especializado em dívidas bancárias, pois nada, absolutamente nada irá criar condições de pagamento normal da dívida.

De acordo com o TJDFT, pegar empréstimo e não pagar não pode ser considerado estelionato. O crime de estelionato tem características como: Enganar alguém; Levar alguém ao erro; Causar prejuízo a outra pessoa; Obter vantagem ilícita; Usar de meio ardil ou artimanha.

Isso quer dizer que a dívida pode passar a pertencer a uma empresa especialista em cobranças, que poderá acionar a Justiça para receber, e você pode perder bens e até mesmo o acesso à própria conta bancária.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Sim. Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score.

Sim, uma dívida de 20 anos ou mais pode ser cobrada.
Entretanto, se a dívida passou do prazo de cobrança e caducou, não poderá ser realizada a cobrança judicial, assim como o nome da pessoa não poderá ser enviado para o SPC e Serasa.

Após o recebimento da notificação judicial, você terá um para questionar a cobrança da dívida (caso não a reconheça ou não considere que tal cobrança seja legítima) ou até mesmo tentar negociá-la através de acordo judicial.

A dívida caduca, mas continua existindo.
Além disso, os juros ainda incidem e são cobrados normalmente. O que acontece após 5 anos é a exclusão do seu nome da lista de maus pagadores.

Os valores que estão depositados na sua caderneta de poupança são impenhoráveis desde que eles sejam de até 40 salários-mínimos. Exemplo: em 2022 o salário mínimo é de R$ 1.212, logo, o valor máximo na poupança para que ela não seja penhorada é de R$48.480.

De acordo com o Código Civil, o prazo para o banco entrar com uma ação de cobrança de dívida é de 5 anos. Porém, é importante destacar que esse prazo começa a contar a partir do vencimento da dívida – ou seja, a partir do momento em que o cliente deixou de pagar.