Quantos anos leva para a tamareira dar frutos?

Perguntado por: apeixoto4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

A recomendação pode variar de acordo com o seu perfil. Diabéticos e pessoas com alimentação restrita em açúcar não devem exceder a quantidade de 3 tâmaras por dia. Existem estudos que indicam 6 tâmaras diariamente para promover um melhor funcionamento intestinal.

Além da questão religiosa, as tâmaras são vistas como símbolo de poder, fé e abundância. A tamareira é considerada a “Árvore da Vida e os muçulmanos consideram as tamareiras e seus frutos sagrados.

No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste, devido às condições climáticas favoráveis, principalmente às altas temperaturas durante o dia e à noite. Antes de plantar tâmaras, as sementes devem ser hidratadas para germinarem.

60cm

Raiz A tamareira tem um sistema radicular muito poderoso, atingindo muitos metros de comprimento e profundidade. Em geral, as raízes absorventes ficam em torno de 60cm.

Abacateiro: com cuidados básicos e regas diárias, o abacate pode começar a dar frutos até um ano após o seu plantio. Esta árvore pode atingir até 20 metros de altura.

Existem em torno de 50 tipos de tâmaras, sendo que pelo teor de umidade e pelos teores de açucares solúveis, elas podem ser classificadas em três categorias: secas, semi-secas e suculentas, todas famosas pelo sabor adocicado, a principal característica da fruta.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Tâmara seca com caroço são capazes de reduzir a taxa de triglicerídeos do sangue, ou seja, controlar a glicose. Elas também são extremamente energéticas, pois contêm hidratos de carbono, sendo ideais para quem precisam de bastante energia. O fruto é muito rico em potássio, cobre magnésio, cálcio e açúcares complexos.

As tâmaras secas têm mais carboidratos e calorias por porção do que tâmaras frescas, no processo de desidratação é extraída toda a água da fruta e os nutrientes que estão mais concentrados. Por isso, pessoas com diabetes ou que desejam perder peso, devem consumir a tâmara seca com moderação.

A parada é dura, mas, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”, o título vai para as mangas carabao – também conhecidas como mangas manila – cultivadas nas Filipinas. Tudo indica que esse país asiático tem excelentes condições para a produção de frutas doces.

A planta floresce com inflorescências amarelas e produz frutos vermelhos. Quando floresce, esta árvore produz cachos de flores amarelo-claro que se transformam em seus famosos cachos de tâmaras.

É o camu-camu, uma fruta de casca roxinha, opaca e grossa. É ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas que já tem um título nobre mundo afora: O Rei da Vitamina C.

1- Cupuaçu: este é um fruto de uma árvore originária da Amazônia, é uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada no estado do Pará e Amazonas.

Banana, a fruta mais barata do Brasil
Bananas são ricas em potássio, um mineral que ajuda a regular o nosso metabolismo e a manter os níveis de água no corpo.

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Curiosamente, a árvore também evoca a lenda de que as tâmaras chegaram a Israel com os filhos do Êxodo, trazidas do Egito. Testes genéticos indicaram que a planta tem uma relação mais próxima com uma variedade egípcia de tamareira.

O nome Tâmara tem origem hebraica. Surge do hebraico Thamar e significa literalmente “palmeira”. Há estudiosos da onomástica que atribuem ao nome o sentido de “alta”, em referência ao tamanho da árvore.

É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 metros de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada. As folhas são frondes pinadas, com até três metros de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos.