Quantos anos José demorou para ser governador?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

Na época, ele vivia no Egito, pois desde que deixou a terra de Canaã para reencontrar o filho José (Juliano Laham), nunca mais retornou. As escrituras dizem que o patriarca viveu ao lado de José no Egito durante 17 anos.

Após ser falsamente acusado de tentativa de estupro, preso e humilhado, o hebreu ajudou o faraó Sheshi (Fernando Pavão) e foi recompensado com o cargo de governador de todo o Egito. A cena emocionou o público da novela bíblica da Record.

Em José Deus abençoou todas as famílias da Terra (Gênesis 12:3). Assim, José se tornou o governador do Egito, e ainda se casou com Azenate, sendo abençoado com dois filhos (Gênesis 41:37-57).

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

dez anos

26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José.

Sua postura ética se baseou no temor a Deus e seu caráter puro e íntegro em qualquer situação ou condição foi responsável pela sua prosperidade. Por seu caráter exemplar perante Deus e perante os homens, José é considerado um tipo de Cristo, pois mostrou em sua vida o mesmo caráter exigido de um filho de Deus.

Em um dos episódios bíblicos do "Gênesis", José, filho preferido de Jacó, é vendido por seus irmãos para mercadores por 20 moedas.

José nasceu em Padã-Harã, seis anos antes de Jacó retornar à Canaã. Nessa época o patriarca tinha cerca de 90 anos de idade. O período histórico mais provável em que José viveu talvez seja a era dos Faraós Hicsos, entre 1720 a 1570 a.C.

Três vezes, na história de José, a frase “Mas o Senhor estava com ele” (Gênesis 39:2, 21, 23) é repetida, lembrando-nos de que, por mais terrível que seja a forma como somos tratados – vendidos, traídos, falsamente acusados, injustamente presos, esquecidos – a presença de Deus pode nos ajudar a passar pelos momentos ...

Quantos anos tinha José quando foi vendido como escravo pelos seus irmãos? Gênesis 37 conta que,quando esse episódio aconteceu, José tinha dezessete anos.

José foi escolhido por Deus, para ser o marido de Maria e o pai adotivo de Jesus e por isso ele é invocado também como protetor das famílias. E filhos e filhas, como a família hoje precisa de proteção. A sociedade de hoje dá pouco valor à família.

Desde o início da história de José podemos ver como ele tinha fé e sabia qual era sua missão – servir a Deus e ao próximo – isso o manteve firme mesmo nas provações e ele que passou por tantas desventuras veio a se tornar o segundo homem mais importante do Egito.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

  • Efraim
  • Manassés

Quando foi nomeado governador, o nome de José foi mudado para Zafenate-Paneia, a interpretação mais popular diz que o significado é “Deus salva, Ele vive”.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

A tumba de José, evacuada hoje pelo exército israelense em Nablus (norte da Cisjordânia), antes de ser saqueada e incendiada por uma multidão de palestinos era lugar sagrado para grande parte dos judeus religiosos. É este o local onde, supostamente, José, um dos patriarcas da Bíblia, foi enterrado.

Vendido como escravo pelos irmãos aos 17 anos, José do Egito passou cerca de 93 anos na terra do faraó, contando desde que chegou como servo e depois virou governador.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.