Quantos anos Jeremias começou a profetizar?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

vinte anos de idade

Em vez disso, Deus escolheu esse homem de inegável coragem para falar com o povo de Judá, em nome do Senhor – embora eles não quisessem ouvir. Jeremias tinha quase vinte anos de idade quando começou a profetizar, e ele continuou no cargo para o resto de sua vida adulta, cerca de quarenta anos ou mais.

Ele tinha 24 anos e estava no serviço militar. Não estava ativo na Igreja, e vivia uma vida mundana. Contudo, o Senhor tinha outros planos para ele.

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia. O restante do capítulo é sobre a destruição de outras nações iníquas.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Olhando o que os comentaristas do profeta jeremias escreveram em seus comentários encontramos estes argumentos: alguns falam que de fato na sua época Jeremias não passavam de umj menino com a idade de 14 anos ou mesmo quinze de idade.

Significado de Jeremias
substantivo masculino Designação atribuída ao indivíduo que chora muito ou vive a se lamentar; lamentoso. [Gíria] Diz-se da criança que acorda e chora ao pressentir que um ladrão (ou pessoa ruim) está agindo. Etimologia (origem da palavra jeremias). Do antropônimo Jeremias.

A Palavra de Deus, em Jeremias 18, 2, diz: “Levanta-te e desce à casa do oleiro: lá te farei ouvir as minhas palavras”. Existe um caminho que precisamos percorrer, um lugar que necessitamos chegar para ouvir a Palavra do Senhor. Isso exige daquele que quer ouvi-Lo uma atitude!

A parábola do vaso do Oleiro
O desejo de Deus é que tenhamos a compreensão de que se necessário for, Ele pode mudar seus planos para nossa vida. Assim como Ele mostrou a Jeremias: “tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer”.

Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida. À medida que trabalha nela, ao mesmo tempo Ele faz dela um instrumento de bênçãos em Suas mãos. Levando em conta que somos vaso de barro, é preciso que nos cuidemos, assim como permaneçamos nas mãos do Senhor.

Nesses capítulos, Jeremias prediz setenta anos de cativeiro na Babilônia para Judá como punição pelo seu pecado persistente e adverte que a destruição seria quase total (25.1-38). Sua mensagem continua sofrendo a oposição dos falsos profetas, dos sacerdotes e do povo (26.1-29.32).

JAVÉ também prenunciou pela boca do profeta Jeremias que este cativeiro duraria 70 anos, veja: E esta terra inteira será uma desolação, e um assombro.

Quando os babilônios ficaram sabendo que os egípcios estavam chegando, eles se afastaram por um tempo. Essa retirada deu a Judá uma falsa esperança de que o Egito os salvaria. Jeremias disse a Zedequias que isso não aconteceria. Devido a essa profecia, Jeremias foi colocado numa prisão.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.