Quantos anos Jefté reinou?

Perguntado por: rmatos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Jefté – livramento da opressão Amonita (Juízes 10:6 até 12:7). Governou por 6 anos. Ibsã – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:9). Governou por 7 anos.

Juízes 11:29: “Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas. Capacitado e fortalecido pela presença do Espírito de Deus, ele enfrentou o inimigo! Os versos 32 e 33 declaram que Deus os entregou nas suas mãos!

410 anos

A geração dos Juízes durou um período aproximado de 410 anos, e além das personalizades de Moisés e Josué, fazem parte da lista de nomes dos juízes que lideraram neste tempo:Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão e Samuel.

Todavia quando Gileade seu pai morreu, Jefté tinha 17 anos e era um jovem sem muita sabedoria. Seus irmãos se aproveitaram disso, e assim expulsaram Jefté de Gileade, pelo que ele partiu para Tobe.

Duramente rejeitado por seus irmãos, esse guerreiro se tornou num homem discriminado. Era literalmente a expressão da vergonha do pecado de seu pai. Era filho de um adultério. Por outro lado, Gileade foi um pai omisso, permitindo que seus filhos expulsassem o irmão do seio familiar e até mesmo da cidade onde cresceu.

Filha de Jefté

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Juízes 11:30-3: E Jefté fez este voto ao Senhor: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor e eu o oferecerei em holocausto”. Lição principal: Não existe líder espiritual humano perfeito!

Um dos Juízes de Israel (séc. XII a.C.), Jefté estava em guerra com os amonitas numa disputa sobre terras e fez um voto ao Senhor: "Se me entregares os filhos de Amon, e eu voltar para casa vitorioso, quem primeiro sair pela porta ao meu encontro, será do Senhor e o oferecerei em holocausto."

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Para as pessoas e até mesmo seus irmãos, Jefté era apenas um bastardo filho de uma prostituta. Mas, para Deus não! Para Deus ele era um valente e valoroso guerreiro. Ele era importante.

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”.

Samuel

O último juiz do povo hebreu foi Samuel, e o primeiro dos profetas registados na história do seu povo. Terá ungido os seus dois primeiros reis, Saul e David.

O livro menciona o nome de 12 juízes que governaram Israel com diferentes graus de sucesso. O relato de Débora como juíza de Israel é único, considerando a sociedade patriarcal em que ela vivia (ver Juízes 4–5).

Gileade foi, de acordo com o Livro de Números, o filho de Maquir, e consequentemente o neto de Manassés, bisneto de José e bisneto de quarta geração de Abraão e Sara.

Sendo assim, o que podemos aprender com a história de Jefté? 1. Acredite que Deus vê em você QUALIDADES que ninguém vê. Em outra tradução a Bíblia diz: “Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente e valoroso…” (Juízes 11.1a).

O nome de seu pai era também Gileade. Jefté em Promptuarii Iconum Insigniorum. Depois de ser expulso da casa de seu pai pelo seus meio-irmãos, por ser filho de uma mulher canaanita, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade e foi viver com homens levianos (Jz 11.3).

É possível também que Jefté jamais tenha pretendido matar sacrificialmente alguém ou qualquer coisa que saísse de sua casa após retornar da batalha. Pelo contrário, tal voto pode ser um símbolo de uma oferta integral ou completa ao Senhor, como expressão de gratidão por sua graça ao libertar Israel de seus opressores.

12.4 E Jefté reuniu todos os homens de Gileade e lutou contra Efraim. Os homens de Gileade derrotaram os efraimitas, porque estes tinham dito: “Vocês, gileaditas, que moram no meio de Efraim e Manassés, são desertores de Efraim.”

Continuar lendo Qual rei reinou 22 anos?