Quantos anos é uma eternidade?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Eternidade é um conceito filosófico que se refere, no sentido comum, a inexistência do tempo, logo sendo algo infinito. No sentido filosófico, refere-se a algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto o transcende. Nesse sentido, eterno é algo sem começo e nem fim.

Como eu faço para entrar na vida eterna? Primeiro, é preciso conhecer e amar o único Deus verdadeiro, pois não há outro! Não podemos nos prostrar nem nos voltar para nenhum outro Deus.

Também em hebraico do Velho Testamento, a palavra “ôlam”, derivada do verbo “âlam”, é traduzida erradamente por eterno, cujo significado correto deve ser também de tempo indefinido e não sem fim.

O tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias. A eternidade não é suscetível de medida alguma, do ponto de vista da duração, pois para ela não há começo e fim: tudo lhe é presente.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Duração sem princípio nem fim. 2 Qualidade ou característica do que é eterno.

Eternidade é um conceito filosófico que se refere, no sentido comum, a inexistência do tempo, logo sendo algo infinito.

A eternidade não pode ser confundida com o tempo, embora ambos coexistam presentemente. O tempo tem tanto princípio como fim. Mas a eternidade não tem nenhum dos dois. O tempo se move do futuro, através do presente para o passado, mas a eternidade é constante.

Lewis. Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil.

Santa Teresinha dizia: “Não morro, entro para a vida”. A humilde oração de São Francisco diz que “é morrendo que se vive para a vida eterna”, ou seja, a vida eterna é de fato a vida que merecemos, pois esta não passa de um “estágio”.

Quarta-feira, 28 de julho de 2021. Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

imortalidade

1 imortalidade, glória. Eternidade: 2 além. 3 evo, perpetuidade.

2. Que teve princípio mas não terá fim. 3. Que durará sempre.

A espiritualidade desponta como o momento do não fazer nada ou o tempo do ócio. Assim, a meditação aparece como a pos- sibilidade de tomar tempo para si mesmo, mas um tempo que neces- sariamente está voltado para um outro: fixar um ponto, pensar uma letra ou número, repetir uma jacu- latória.