Quantos anos dura um submarino nuclear?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

As gerações atuais de submarinos nucleares nunca precisam ser reabastecidos durante toda a sua vida, cerca de 25 anos.

Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.

Dmitri Donskoi

O Dmitri Donskoi tem 175 metros de comprimento, quase 1,7 campo de futebol, sendo superado nesse quesito apenas pelo russo Belgorodo, que tem 184 metros e foi ao mar em 2022.

Quantos submarinos O Brasil vai ter? Brasil precisa de pelo menos seis submarinos nucleares, diz presidente da Eletronuclear. Rio de Janeiro – A construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, que deve ficar pronto em 2020, deve ser apenas o ponto de partida. 16/10/2022 04h00.

A entrega do submarino nuclear está atualmente prevista para 2029, mas não é improvável que se estenda para a próxima década. Se o prazo for cumprido, o Brasil terá sua embarcação do tipo após uma longa saga de 50 anos desde o início do projeto.

China, com 79 submarinos.

cinquenta anos

Oficialmente a indústria atômica e o governo consideram que as usinas nucleares têm um período útil de vida de cinquenta anos.

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são: China, com 79 submarinos. Rússia, com 70.

USS Seawolf (SSN-21)

Submarino USS Seawolf
O submarino mais avançado dos Estados Unidos é o USS Seawolf (SSN-21), lançado ao mar em 1997, e que também é considerado um dos submarinos mais avançados do mundo. Ele possui um reator nuclear S6W que permite atingir velocidades de até 35 nós submerso.

Belgorod

No dia 08 de julho de 2022, a Marinha da Rússia recebeu e pôs em serviço operacional o Belgorod, o maior e mais poderoso submarino do mundo.

1.027 metros

Graças ao casco de titânio, o submarino nuclear alcançou 1.027 metros de profundidade, enquanto a profundidade dos outros submarinos militares normalmente não ultrapassa os 600 metros.

No complexo naval de Itaguaí, município 70 quilômetros ao sul do Rio, emergirá o primeiro submarino nuclear brasileiro, um gigante de aço de 6 mil toneladas, armado com torpedos F-21 e capacidade para desaparecer no litoral do país e reaparecer em qualquer lugar do planeta sem chamar a atenção.

8 horas

Cada embarcação tem capacidade para 5 pessoas. O submersível Titan leva cerca de 8 horas até atingir a profundidade (3.800 metros) onde estão os destroços do Titanic. Ele é feito de fibra de carbono e titânio e pesa mais de 10 toneladas.

75 metros

O submarino possui 75 metros, pesa 2.200 toneladas e tem grande poder de fogo. Segundo a Marinha, o S-40 Riachuelo realizou com êxito os primeiros testes de provação em alto mar, já em agosto de 2020. Em dezembro do mesmo ano, na gestão de Jair Bolsonaro, foi a vez de a embarcação S-41 Humaitá ser lançada ao mar.

O submersível contém uma quantidade finita de oxigênio, que uma vez consumido deixa os passageiros sem ar respirável. Estima-se que a contagem tenha começado no domingo com cerca de 96 horas de suprimento.