Quantos anos dura um iceberg?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Normalmente, um iceberg leva cerca de 2 anos para derreter por completo, mas esse número também precisa levar em consideração alguns fatores.

O maior iceberg do mundo, o A-76A, entrou na Passagem de Drake; A via navegável possui uma corrente oceânica que levará o iceberg para águas mais quentes; A-76A viajou cerca de 2.000 km desde que se separou da Península Antártica em 2021.

O iceberg flutua porque o gelo possui uma densidade menor que a água do mar, sua parte visível (acima da água) é de apenas 10% do seu volume total.

O iceberg tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma área total de 4.320 km² e está à deriva no Mar de Weddell, segundo comunicado da agência divulgado na quarta-feira (19). O gigantesco iceberg tem uma área três vezes maior que a da cidade de São Paulo, que é de 1.521 km².

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

Compostos por água doce, eles são derivados de geleiras e plataformas de gelo. Os icebergs são grandes blocos de gelo que se desprenderam de geleiras e flutuam pelos oceanos gelados. Iceberg é um grande bloco de gelo que flutua pelos oceanos gelados do planeta Terra.

Por este motivo, os icebergs são considerados um grande perigo para a navegação marítima. Por causa dessa característica dos icebergs, surgiu a expressão popular: "isto é apenas a ponta do iceberg", que significa que certa coisa é apenas o começo ou uma pequena parte de um problema ou situação muito maior e complexa.

"Os icebergs são objetos muito perigosos porque eles ficam à deriva. Quando o mar está muito agitado, podem permanecer encobertos e escapar dos radares", resumiu Michael Hicks, da Patrulha de Gelo Internacional (IIP, na sigla em inglês). Hoje, a probabilidade de se chocar contra um iceberg é de uma em 2 mil.

O MAIOR ICEBERG do planeta ameaça parar em breve em um santuário intocado da fauna antártica que abriga pinguins, focas e uma pequena população de baleias-azuis ameaçadas de extinção. O iceberg, denominado A68, se desprendeu da plataforma de gelo Larsen C na costa leste da Península Antártida em 2017.

Eles derretem normalmente sob a ação dos raios do sol e da água do mar. Um Iceberg de 24m de altura e 91m de comprimento leva 80 dias para derreter em águas a 0°C. Em águas acima de 21°C desaparece em apenas oito dias. Como estão à deriva, os Icebergs podem ser perigosos para a navegação comercial.

Isso ocorre com todos os icebergs porque a água do mar é um pouco mais densa que o gelo. Assim, a maior parte ficar submersa. O peso de um iceberg desse tamanho pode chegar a 200 mil toneladas, porém, o valor pode ser até 20 vezes maior.

Como podem os icebergs, que ficam no mar, ser feitos de água doce? Eles são enormes blocos que se desprendem das geleiras polares – que, por sua vez, foram formadas pelas neves da Era Glacial. São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada.

Aumento do nível do mar
O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.

Iceberg de 100.000 anos
Acredita-se que ele se originou de um grupo de geleiras perto do sudoeste da Groenlândia com neve de mais de 100.000 anos. Grant Bigg, da Sheffield University do Reino Unido, combinou observações obtidas em 1912 e dados modernos sobre as correntes e ventos oceânicos.

Entenda quais são as possíveis consequências desse deslocamento:

  1. 1 - NÃO AUMENTA O NÍVEL DO MAR... POR AGORA. ...
  2. 2 - PODE FAZER A PLATAFORMA DESMORONAR. ...
  3. 3 - PODE ATRAPALHAR A NAVEGAÇÃO MARÍTIMA.
Continuar lendo Tem iceberg no Brasil?