Quantos anos de luta LGBT?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Após 50 anos de luta, com muitos protestos em prol de mais respeito, combate à discriminação e proteção de direitos, deve-se destacar as conquistas dessas cinco décadas, como a garantia do uso do nome social, o reconhecimento de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito federal, a criminalização da ...

O Movimento LGBT brasileiro nasceu em um contexto de grande repressão e injustiça social: a Ditadura Militar, que foi de 1964 a 1985. Assim, o surgimento de algumas publicações LGBT como os jornais Lampião da Esquina e ChanacomChana foram essenciais para o crescimento e o amadurecimento do movimento no Brasil.

Em 25 de maio de 2011, o governador também promulgou a Lei 14.462/2011, estabelecendo o Dia de Luta contra a Homofobia no Estado de São Paulo em 17 de maio. A regra é de autoria de Carlos Giannazi (PSOL), que falou sobre a necessidade de combater a homofobia e incentivar a luta contra o preconceito.

O Fla Gay é o coletivo de torcedores LGBT+ da maior torcida de futebol do país: o Flamengo. O grupo já atua desde 2016 e seu surgimento se deu em homenagem ao primeiro agrupamento LGBT do time, que levava o mesmo nome, criado em 1979.

O primeiro ato político em relação aos direitos dos homossexuais no Brasil foi registrado no ano de 1977, quando o advogado gaúcho João Antônio Mascarenhas, que morava no Rio de Janeiro, convidou o editor da publicação Gay Sunshine, de São Francisco, Estados Unidos, para realizar conferências no país.

Por volta de 1988, ativistas começaram a usar o inicialismo LGBT nos Estados Unidos. Durante a década de 1990, dentro do movimento, as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgênero tinham o mesmo respeito. Isso estimulou algumas organizações a adotarem novos nomes, como a GLBT Historical Society fez em 1999.

Além do clube Cruz-Maltino, equipes como Flamengo e Fluminense também usaram camisas em apoio à causa LGBTQIA+.

Figuras históricas da comunidade LGBTQIA+

  • Harvey Milk. O político e ativista norte-americano que é reconhecido por ter sido o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na California. ...
  • Marsha P. Johnson. ...
  • Keith Haring. ...
  • Madame Satã ...
  • Sylvia Rivera.

No dia 17 de maio foi comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia.

Sua existência é fruto de um movimento que começou, no Brasil, na década de 1970, com pequenas publicações alternativas, se reorganizou na década de 1980 em uma resposta à crise da Aids, e se tornou mais visível na década de 1990, abrindo espaço para conquistas de direitos.

Cada uma das letras acima tem sua representatividade. A sigla LGBTQIA+ faz referência a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero.

Após 50 anos de luta, com muitos protestos em prol de mais respeito, combate à discriminação e proteção de direitos, deve-se destacar as conquistas dessas cinco décadas, como a garantia do uso do nome social, o reconhecimento de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito federal, a criminalização da ...

ouvir: Uma pessoa amarrada à boca de um canhão como pena de morte por ser homossexual. A execução dividiu o corpo em duas partes. Essa história de terror, invisibilizada ao longo dos séculos, ocorreu no Maranhão, em 1613 ou 1614, nesse que pode ser o primeiro caso de assassinato por causa da homofobia no país.

A escolha da data deve-se ao fato de ter ocorrido, nesse dia, no ano de 1969, a rebelião de Stonewall Inn, quando os frequentadores do bar homoafetivo decidiram enfrentar a violência policial O único lugar seguro para o público LGBTQIA+ até então, tornou-se o epicentro da marcha do orgulho no ano seguinte quando 10 mil ...

Gaivotas Fiéis é a maior torcida LGBT do Brasil, tendo sido fundada pelo Corinthians.

O Fla Gay é o coletivo de torcedores LGBT+ da maior torcida de futebol do país: o Flamengo.