Quantos anos de ballet precisa para usar sapatilha de ponta?

Perguntado por: lsilveira2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

11 anos

No caso de crianças, o indicado é que a sapatilha de ponta só seja introduzida após o quarto ano de ballet, sendo que o aluno deve ter, no mínimo, 11 anos. Já os adultos, por terem mais consciência corporal e uma maturação óssea, podem entrar nas pontas antes dos quatro anos.

A sapatilha de ponta começou a ser usada no início do século XIX, na França. Foi criada com a intenção de transmitir uma sensação de maior leveza às bailarinas, como se elas estivessem voando.

O equinismo é uma condição em que o paciente usa a ponta dos pés para caminhar. Conhecido também como marcha equina, pé equino e pé de bailarina essa condição afeta milhares de crianças ao redor do mundo e causa muita preocupação aos pais.

As crianças normalmente começam a usar as sapatilhas de ponta por volta dos 10 anos em média. Isso porque devem esperar ter a consciência corporal de cada exercício do ballet, ter os músculos e ossos desenvolvidos e bem estruturados o suficiente. Isso obviamente deve ser avaliado pelo professor.

Existe uma proteção para os pés das bailarinas, chamado “ponteira”. Que ajuda a amenizar o desconforto gerado pela sapatilha, o impacto e ajuda a evitar o surgimento de bolhas e calos. Sendo um acessório indispensável para as aulas. Existe os modelos de espuma, silicone e gel.

Como já citamos, não é indicado que alunos com menos de 11 anos usem a sapatilha de ponta. Isso porque, antes dessa idade, a criança ainda não tem uma formação óssea completa.

Isso acontece porque o balé trabalha o corpo de uma maneira que não é trabalhada por outros esportes e por outros métodos de ginástica. Os músculos que ficam fortes são os dentro da coxa e da parte posterior, não o da frente (o quadríceps), o que aconteceria se você fizesse muita bicicleta, por exemplo.

Esse acessório é fundamental para que os bailarinos possam executar os movimentos com mais graciosidade e sem que se machuquem. As sapatilhas precisam ser adequadas para a aula ou espetáculo, já que aquelas destinadas a fantasias são escorregadias e podem provocar quedas.

Balé Clássico
Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo.

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular. Para alunas que já estão treinando piruetas, é fundamental.

ballet shoe {subst.}

cerca de 48 a 58 kg

A maioria das bailarinas estão entre 1,55 e 1,60 altura. Com esta altura, o peso é ideal em qualquer lugar entre cerca de 48 a 58 kg. E depende fortemente da massa muscular e óssea.

Nem todas as escolas de ballet são formativas. As que são, adotam uma metodologia e um programa dividido em níveis, com cerca de 9 anos de estudo (como é o caso da nossa escola). Além disso, também são necessárias várias horas de estudo teórico e prático diariamente.

Uma boa formação em ballet é fundamental para quem deseja se tornar uma bailarina profissional. Escolher uma boa escola, com professores experientes é uma ótima maneira de ir em busca desse sonho. Lembra de que mencionamos sobre o fato de a entrada no mundo do ballet comumente acontecer desde que somos crianças?

Qual a melhor sapatilha de ponta?

  1. Sapatilha de ponta Partner Box Capezio. Sapatilha de ponta Partner Box Capezio. ...
  2. Sapatilha de ponta Toshie Só Dança. Sapatilha de ponta Toshie Só Dança. ...
  3. Sapatilha de ponta Claudia Só Dança. Sapatilha de ponta Claudia Só Dança.

Fitas e elásticos
As sapatilhas de pontas também contam com duas fitas de cetim que são amarradas aos tornozelos e uma faixa elástica que fica na frente do tornozelo para evitar que as sapatilhas saiam dos pés enquanto a bailarina está na ponta.

Muitas pessoas acham que o material utilizado é gesso, mas não tem nada a ver o gesso numa sapatilha. Ela é feita com uma espécie de 'papier maché', ou seja, camadas de tecido especial embebidos em cola própria para isso, deixando assim a ponta bem durinha e firme.

Um par de sapatilhas de ponta dura todo o ano. A VERDADE: Não há linha de vida definida para um par de sapatilhas. O tempo de duração de um par será diferente para cada bailarina, para cada estilo de sapato, e até mesmo variará de acordo com o repertório ou a quantidade de trabalho de aula que você está dançando.