Quantos anos Davi fugiu?

Perguntado por: salencastro9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Saul descobre que Deus escolheu Davi para ser rei, então ele começa a persegui-lo. Davi foge e se esconde durante 13 anos.

Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas. Enquanto estava escondido numa caverna, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas decidiu deixá-lo viver porque um profeta de Deus havia ungido Saul.

Em segundo lugar, Davi deseja o Senhor mais do que conservar sua vida. Sua fuga de Absalão e dos demais traidores se devia ao risco de ele cair nas mãos dos inimigos e ser morto. Estava no meio do deserto porque queria proteger sua vida.

Todavia, Davi não teve medo porque acreditava no poder de Deus. Portanto, não podemos nos esquecer de que, no poder do Senhor, podemos matar todos os gigantes que nos afligem. Também, como os soldados israelitas, hoje, muitos soldados do exército de Cristo andam desanimados.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.

Davi era um jovem comum, e segundo alguns cronologistas, ele não tinha mais que 21 anos de idade quando lutou com Golias. Davi tomou conhecimento do desafio de Golias quando foi enviado por seu pai para levar suprimentos ao acampamento de Israel. Os irmãos de Davi estavam no campo de batalha.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

" Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate. Por isso, na presença deles ele fingiu estar louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.

Antes de tornar-se oficialmente rei de Israel, Davi acabou despertando o interesse e também o ódio de Saul. Enquanto ainda era um pastor, Davi derrotou o gigante Golias (1 Samuel 17). A fama de Davi cresceu entre os israelitas e Saul ficou enciumado. Consequentemente, Davi precisou fugir da presença do rei Saul.

6 Então lhe deu Aquis naquele dia a cidade de Ziclague (pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até o dia de hoje). 7 E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.

Davi, pois, buscou a Deus pela criança, e observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passava a noite toda prostrado sobre a terra.

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

“Davi pega cinco pedras, e muita gente pensa que é porque, se ele errasse uma, tinha mais quatro. [Mas] não, outros textos da Bíblia vão indicar que havia outros quatro gigantes que eram irmãos de Golias. Então, provavelmente Davi pegou cinco pedras para matar os cinco em nome do Senhor”.

Dessa maneira, o gigante teria algo entre 2,38 metros e 3,46 metros. Além disso, a equipe de arqueologia de Chadwick escavou uma parte da antiga muralha na região norte de Gate e determinou que as fundações da parede de pedra tinham exatamente 2,38 metros, justamente a descrição de 4 côvados e 1 palmo.

Nas primeiras versões da Bíblia, Golias (o guerreiro filisteu derrotado pelo futuro rei Davi) é apresentado como um gigante, cuja altura seria de “quatro côvados e um palmo” (ou 2,38 metros).

1 Samuel 16. O Senhor escolhe Davi de Belém como rei — Ele é ungido por Samuel — Saul escolhe Davi como seu acompanhante e pajem de armas.

Saul

Saul é coroado o primeiro rei de Israel | Reis.

O rei Davi nasceu em Belém. Filho de Jessé, o caçula entre 8 irmãos era responsável por pastorear os animais da família. Ninguém imaginava que viraria o rei de Israel pelo seu jeito quieto. Foi um pastor simples e um rei excelente que tentou unir o povo, segundo historiadores.

Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.