Quantos anos Davi esperou para assumir o trono como rei?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

As 3 Unções de Davi: Por que Davi foi ungido três vezes e esperou 7 anos para ser coroado rei de Israel.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos.

A família de Davi não era muito feliz. Havia muita rivalidade e pelo menos três dos filhos de Davi tiveram uma morte violenta. Davi era um homem segundo o coração de Deus e um bom rei mas falhou como pai.

1 Samuel 16. O Senhor escolhe Davi de Belém como rei — Ele é ungido por Samuel — Saul escolhe Davi como seu acompanhante e pajem de armas. 1 Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?

Quando se sentia triste e angustiado, ele chamava Davi (ainda menino) para tocar a harpa e adorar a Deus com seus louvores. E ele se sentia melhor diante da adoração de Davi. Apesar disso, Saul não se arrependeu de seus pecados, de desobedecer ao Senhor. Consta que Saul passou a invejar Davi, planejando matá-lo.

Dependência de Deus e obediência foram fatores determinantes para sua escolha para reinar sobre Israel. Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso.

Josias

Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos, a partir de 641/640 à 610/609 a.C.
...

Josias

Josias tinha 8 anos quando foi coroado rei de Judá. Ele foi um bom rei e amava o Senhor. Ele queria ajudar seu povo, os israelitas, a obedecer ao Senhor e parar de adorar ídolos.

Gideão teve setenta filhos, todos gerados por ele, fruto de seus ossos e sua carne, porquanto tinha muitas mulheres.

Após Saul ser uma grande decepção para Deus por desobedecer suas ordens, Deus mandou Samuel encontrar o novo rei de Israel e ele encontrou Davi em Belém de Judá. Quando viu Davi, Samuel ungiu o jovem e Saul se viu abandonado por Deus e começou a ter pesadelos.

Antes de ser rei, Davi era pastor. Foi por isso que ele não estava com seus irmãos quando Samuel veio ungir o próximo rei (1 Samuel 16:11). E quando os filisteus (e Golias) invadiram, Davi ficou dividido entre seus deveres como músico de Saul e suas responsabilidades de cuidar das ovelhas de seu pai (1 Sm 17:15).

Davi conseguiu, segundo o relato bíblico, governar “sobre todo Israel e Judá” (2Sm 5,3). Conquistou a cidade jebusita de Jerusalém, a qual transformou em sede do seu reinado, bem como para lá transferiu a “Arca da Aliança” e, assim, fez de Jerusalém uma cidade com o santuário nacional dedicado ao Deus de Israel.

A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).