Quantos anos Davi assumiu o trono?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.

“Ele era bem jovem, talvez tivesse 14 ou 15 anos, no máximo. A vida de Davi mudou de uma forma tremenda. Aquela unção marcou os propósitos de Deus para a vida dele”, disse Nicolaevsky. Ainda de acordo com o especialista, se passaram cerca de 16 anos da primeira unção para as outras duas.

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos.

A família de Davi não era muito feliz. Havia muita rivalidade e pelo menos três dos filhos de Davi tiveram uma morte violenta. Davi era um homem segundo o coração de Deus e um bom rei mas falhou como pai.

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

Dependência de Deus e obediência foram fatores determinantes para sua escolha para reinar sobre Israel. Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício.

Antes de ser rei, Davi era pastor. Foi por isso que ele não estava com seus irmãos quando Samuel veio ungir o próximo rei (1 Samuel 16:11). E quando os filisteus (e Golias) invadiram, Davi ficou dividido entre seus deveres como músico de Saul e suas responsabilidades de cuidar das ovelhas de seu pai (1 Sm 17:15).

Em pouco tempo, Saul tornou-se ainda mais confuso, inseguro, perseguindo Davi (que a esta altura era seu genro, casado com sua filha Mical) e continuava a querer matá-lo.

A parte final do reinado de Davi
Ele adulterou com uma mulher chamada Bate-Seba, e depois de engravidá-la, tramou a morte de seu marido, Urias (2 Samuel 11). Davi foi repreendido pelo Senhor através do profeta Natã e se arrependeu e seu pecado sinceramente.

1 Samuel 16. O Senhor escolhe Davi de Belém como rei — Ele é ungido por Samuel — Saul escolhe Davi como seu acompanhante e pajem de armas. 1 Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?

Abigail

Rava, era a mãe do rei Davi de Israel e esposa de Jessé de Belém. Ela teve pelo menos nove filhos com Jessé: Eliabe, Abinadabe, Simeia, Netanel, Radai, Ozém, Davi, Zeruia e Abigail.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.

2 Samuel 18. Os israelitas são derrotados nos bosques de Efraim — Joabe mata Absalão — A notícia de sua morte é levada a Davi, que lamenta a morte do filho.