Quantos anos da vida o ser humano passa dormindo?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Isso quer dizer que, se uma pessoa viveu 80 anos, ela dormiu cerca de 26 anos.

Originalmente respondida: Porque quando dormimos, o tempo passa tão rápido? Por causa da nossa falta de consciência durante o sono. Percebemos o tempo passando pelo fato de estarmos acordados.

Isso acontece porque a melatonina, o hormônio que avisa o nosso organismo que está na hora de dormir, tem seu pico máximo aos três anos de idade e, conforme os anos vão passando, sua produção diminui. Para você entender melhor, uma pessoa de 60 anos apresenta metade da melatonina de um adulto de 20 anos.

Por dia, adultos entre 66 e 83 anos dormem cerca de 20 minutos a menos que adultos entre 40 e 55 anos, que por sua vez dormem 23 minutos a menos que adultos jovens (entre 20 e 30 anos), afirmam os autores da pesquisa.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.

O cérebro descansa, mas não para!
Pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago mostram-nos que apesar do cérebro também descansar enquanto dormimos, não deixa de estar a trabalhar. Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada.

Os olhos se movem rapidamente (Rapid Eye Movement), a atividade cerebral é semelhante a de quando se está acordado e o tônus muscular diminui consideravelmente. Neste estágio, o cérebro bloqueia os neurônios motores, conhecido como Paralisia do Sono, para que o corpo não obedeça as ordens sonhadas ou as encene.

Mudanças do sono ao longo da vida
Dados publicados pela National Sleep Foundation revelam que, enquanto recém-nascidos necessitam de 14 a 17 horas de sono para manter uma boa saúde, os adultos precisam de 7 a 9 horas. Nas pessoas acima de 65 anos, o recomendado é manter de 7 a 8 horas de sono por dia.

Senhor, ao redor de mim tudo já é silêncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu espírito, solta as minhas tensões, inunda meu ser de silêncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono como uma criança que dorme feliz em teus braços.

Acredita-se que o sono REM desempenha um papel fundamental no processamento de experiências emocionais da vida acordada, contribuindo fortemente para a consolidação da memória emocional, segundo diz o artigo O papel funcional do sonho nos processos emocionais, uma revisão da literatura acadêmica publicado na revista ...

Fases do Sono

  1. Estágio 1: é a etapa do adormecimento. ...
  2. Estágio 2: O segundo estágio é o de um sono mais leve. ...
  3. Estágio 3: o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir.
  4. Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário.

As fases do sono

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.

Quando se passa os 70 anos, dorme-se em média menos hora e meia do que aos 20 anos.

De acordo com o especialista, a falta crônica de descanso favorece ainda a fadiga, o envelhecimento precoce, queda na imunidade e sonolência durante o dia, além do aumento no risco de desenvolver doenças crônicas como transtornos psiquiátricos e cardiovasculares.

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.