Quantos anos começa a ter pelo no saco?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.

Sim, é normal ter pêlos no escroto.

É considerado normal que os primeiros sinais da puberdade apareçam a partir dos oito anos, para as meninas, e a partir dos nove anos, no caso dos meninos. Para elas, esses primeiros sinais são o aparecimento do broto mamário, o "peitinho", e o surgimento de pelos pubianos e/ou axilares.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem, é que os pelos pubianos possuem a função biológica de proteger a genitália de entrada de bactérias³ e outras doenças sexualmente transmissíveis. Ao retirar todos os pelos, pode surgir o risco de entrada de doenças no nosso corpo³.

A depilação comum que consiste na retirada do pelo pela raiz, leva em média, 20 a 25 dias para o pelo voltar a crescer. Na depilação a Laser uma vez cauterizada a raiz do pelo, a depilação se torna definitiva. Ou seja, os pelos não voltam a crescer.

“No caso dos meninos, o estirão se inicia mais tarde, entre os 9 e 14 anos de idade”, explica Danielle Andreoni, endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Além do salto na estatura, outros sinais caracterizam essa fase. O primeiro deles é o crescimento dos órgãos genitais (testículos e pênis).

Sim. O desenvolvimento de pêlos pubianos (pubarca) antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos pode ser o primeiro sinal de uma endocrinopatia, como a hiperplasia congênita das supra-renais (forma não-clássica), tumores virilizantes, puberdade precoce ou mesmo o uso de medicamentos andrógenos.

Ainda segundo informações veiculadas no portal da SBP, é comum que a criança que sofre com puberdade precoce manifeste aceleração do crescimento em altura e ganho de peso. Os meninos também podem apresentar pêlos nas axilas e na face, além de odores diferentes por todo o corpo.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Depilar todos os pelos pubianos não diminui ou aumenta os riscos de desenvolver alguma IST (infecções sexualmente transmissíveis). Deixar os fios crescerem também não tem relação com as chances de contrair essas doenças.

Crescimento físico em adolescentes
O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento.

Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.

4 anos

A puberdade é um processo variável de pessoa para pessoa. Pode durar de 2 a 4 anos. O crescimento anual também é variável, as meninas crescem cerca de 10 a 12 cm por ano e os meninos de 12 a 14 cm por ano.

A primeira menstruação, chamada de menarca, é esperada entre os 9 e 15 anos de idade. Quando acontece antes disso, aos 8 anos ou menos, é considerada precoce.