Quantos anos a Varig faliu?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

No dia 20 de agosto de 2010, o Poder Judiciário do Brasil decretou a falência da antiga Varig, além de mais duas empresas do grupo, a Rio Sul Serviços Aéreos Regionais e a Nordeste Linhas Aéreas.

A falência da Varig Log foi confirmada pela Justiça de São Paulo em setembro de 2012. Ao longo do processo judicial, aviões da empresa espalhados em aeroportos do país foram desmontados e os itens de valor vendidos ou leiloados. Isso também aconteceu com o 727 que ficou em São José dos Campos.

Empresa operou por apenas 6 meses; encerramento das atividades, em dezembro de 2021, afetou centenas de passageiros. A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou a falência da companhia Itapemirim Transportes Aéreos, a ITA. A empresa pertence ao grupo Itapemirim, que faliu em 2022.

TAP Air Portugal

Foi a maior empresa de manutenção de aeronaves da América Latina. Após a falência da Varig, a TAP Air Portugal acabou comprando a empresa, que passou a se chamar TAP Engenharia e Manutenção Brasil. Em 2022, após diversos problemas financeiros, agravados com a Pandemia de COVID-19, a empresa encerrou as operações.

"A primeira medida é a extinção das operações de voo", diz a empresa, em comunicado ao mercado. A Webjet possui aviões modelo Boeing 737-300, que, segundo a empresa, são de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica.

R$ 6.469,21

Qual o salário de um Piloto de avião? O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 6.469,21. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo.

Nos últimos 20 anos, pelo menos seis empresas tiveram que encerrar suas operações no país por dificuldades financeiras. A Itapemirim, que começou a operar em junho de 2021, pegou milhares de passageiros de surpresa ao anunciar, na sexta-feira (17/12), a suspensão de todos os seus voos por tempo indeterminado.

Voo MH370 da Malaysia Airlines
Apesar das buscas realizadas por vários países, nenhum vestígio da aeronave foi encontrado até hoje.

A "nova Varig" foi vendida por R$ 52,3 milhões à Volo do Brasil, uma sociedade de empresários brasileiros liderados por Marco Antônio Audi e do fundo americano Matlin Patterson, mesmo grupo que tinha comprado a sua subsidiária de cargas, a Varig Log.

O acidente aéreo mais grave da empresa Varig completa 50 anos hoje (11/07). Em 1973, o pouso forçado do Boeing 707-345C em Paris matou 123 pessoas que estavam a bordo, a maioria delas brasileiras.

Azul S.A.

A Azul S.A. é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos.

No topo deste ano está a Qantas, que foi nomeada a companhia aérea mais segura para 2023. Ela substitui a vencedora do ano passado, a Air New Zealand. Não é a primeira vez que a Qantas ganha: a empresa australiana de 100 anos foi eleita a companhia aérea mais segura do mundo de 2014 a 2017.

Latam

Latam é melhor aérea da América do Sul em 2023, diz Oscar da aviação.

Varig: R$ 10,1 bilhões.

Panair

Panair. Uma das primeiras companhias aéreas brasileiras, a Panair surgiu em 1929 com uma subsidiária da norte-americana NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), que logo em seguida seria incorporada pela Pan Am. Assim, a empresa também mudou o nome de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil.

Nem todos os aviões 747 da Varig foram pintados devido a crise que se agravava ano-a-ano, apenas dois receberam as novas cores e novos interiores. Não durou muito e dois anos depois todos os 747s foram retirados de operação, deixando espaço para o novo McDonnell Douglas MD-11 além dos 767 e 777.

A aquisição da Varig foi um passo ousado para a Gol, que chegou ao mercado brasileiro em 2001 com um modelo enxuto de operação, o chamado “baixo custo e baixa tarifa”. Na época, a Gol anunciava a intenção de mandar duas marcas e dois serviços diferentes e via uma oportunidade de avançar no exterior com nome Varig.