Quantos anos a geração Z vai viver?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ele defende a tese de que 50% das pessoas da chamada geração Z - nascida na segunda metade da década de 1990 - poderá chegar aos 100 anos.

Geração Z é o conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século XXI, imersas na tecnologia digital e com novos hábitos em relação às gerações anteriores.

A geração Z é ultra conectada e antenada com o mundo, e essa combinação pode ser um combustível poderoso para olhar os problemas sob uma nova ótica, para trazer soluções inovadoras. Podemos esperar muitos avanços não apenas tecnológicos, mas também soluções para problemas comuns nas empresas ou na sociedade.

Também chamada de centennial, a geração Z nasceu por volta dos anos 2000 a 2010 e cresceu em um mundo superconectado.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

geração Alpha

A geração Alpha é composta por crianças que desde muito pequenas estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia. Em pleno desenvolvimento, é precoce afirmar o que pensam, mas a tendência indica que sejam muito mais independentes que suas antecessoras, e com habilidade de adaptação a novas tecnologias.

Quando questionados sobre qual a melhor maneira de aprender um conteúdo, 59% dos participantes da geração Z informaram que a ferramenta preferida é o Youtube, seguida por atividades presenciais em grupo (57%).

Considerada o futuro do mundo, a geração Z requer uma atenção diferenciada das empresas, que estão diante do desafio de entender o perfil dos nativos digitais e as tendências desse novo mercado que está surgindo.

Embora os termos para as gerações mudem com base na geografia, é comum nos países ocidentais falar de tradicionalistas, baby boomers, geração X, geração Y, geração do milênio e (embora o nome seja contestado) geração Z ou geração 2020.

Estruture um ambiente de autonomia e que seja favorável ao processo criativo e de proatividade. Busque soluções inovadoras que beneficiem o seu negócio. Os jovens dessa geração não trabalham somente pelo dinheiro; eles querem fazer algo pela sociedade, ou seja, buscam propósito em tudo o que fazem.