Quantos anos a gente tem na quinta série?

Perguntado por: ubrites6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quais são as séries iniciais do ensino fundamental? Este período contempla do 1º ao 5º ano, que compreende dos seis aos dez anos de idade das crianças. Já o Ensino Fundamental – Anos Finais vai do 6º ao 9º ano, relativo dos onze aos quatorze anos.

6º ano - de 11 anos, completados até 31 de março. 7º ano - de 12 anos, completados até 31 de março.

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2021
Sistema de numeração decimal; • Adição e subtração; • Multiplicação (fator com um algarismo e com dois algarismos); • Divisão (divisor com um algarismo e com dois algarismos); • Interpretação e solução de problemas; • Grandezas e medidas.

De acordo com a legislação brasileira, a faixa etária de escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado).

3ª série = 4º ano. 4ª série = 5º ano. 5ª série = 6º ano.

O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental.

Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano. Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos.

O Ensino Fundamental II, ou chamado de Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende a educação para crianças/adolescente dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9ºano.

Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano (11 a 15 anos de idade)

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

A transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental é marcada por significativas mudanças que envolvem diferenças na organização escolar e nos encaminhamentos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

O 9º e último ano do Ensino Fundamental mais uma vez indica transição na vida do estudante. Com um passo para o Ensino Médio, começam a se questionar quanto ao futuro: qual caminho focar, qual curso superior fazer, qual profissão escolher.

O 5º Ano é o encerramento de uma etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por isso tem características específicas e procura ampliar e aprofundar conceitos, considerando as aprendizagens realizadas nos anos anteriores.

Afinal, existe idade para entrar na escola? A legislação determina que crianças com 4 anos completos até 31 de março sejam matriculadas na pré-escola, e com 6 anos completos até a mesma data no 1º ano do Ensino Fundamental.

Nível de ensino da Educação Básica, com duração mínima de 9 anos, obrigatório para todas as crianças na faixa etária de 6 a 14 anos e gratuito na escola pública. Tem por objetivo a formação básica do cidadão e pode ser organizado em períodos anuais, semestrais ou ciclos e em regime de progressão continuada.

O texto aprovado estabelece a matrícula obrigatória, no primeiro ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças que completarem, respectivamente, quatro e seis anos de idade até o dia 31 de março do correspondente ano.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

Essa fase tem como principal objetivo, além de aprofundar o aprendizado do Ensino Fundamental, formar os estudantes para o exercício da cidadania e prepara-los para os processos seletivos, como o Enem, de todo país.

Educação Infantil - Maternal ao 2º período (2 a 5 anos de idade)