Quantos anos a empresa fica inapta?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O que é empresa inapta? Se a situação cadastral da empresa constar como “Inapta” é porque a empresa está com omissão de entrega de declarações por dois anos consecutivos.

Portanto, todos documentos fiscais serão considerados nulos. Na prática podemos dizer que a empresa inapta não pode funcionar, uma vez que ela não pode realizar vendas e nem mesmo emitir notas fiscais, e por isso há a necessidade de sua regularização.

O pedido para encerramento de uma empresa inativa é feito por meio do Distrato Social. O Distrato Social é um documento registrado na Junta Comercial utilizado para formalizar o encerramento de empresas e outros tipos de pessoas jurídicas.

Regularização das Omissões do CNPJ Inapto
Exemplo, se a empresa deixou de entregar os últimos 5 anos de DCTF pagando com desconto o valor da multa é 100,00 cada, totalizando R$ 500,00.

Não, o MEI Inapto não é considerado como uma empresa baixada, portanto não é possível abrir outro MEI com o primeiro CNPJ nesta situação.

Para reativar um cadastro de pessoa jurídica inapto, será necessário regularizar seu CNPJ na Receita Federal, fornecendo os documentos solicitados pelo órgão e quitando seus débitos e multas em seguida.

Sim, o empresário empreendedor pode se aposentar de acordo com as regras da Previdência Social e da sua contribuição ao longo dos anos. A aposentadoria do empresário, se encaixa ao grupo dos contribuintes individuais, ligados ao Regime Geral de Previdência Social como contribuintes obrigatórios do sistema.

Como dar baixa em uma empresa inapta? Existe a opção do próprio empresário da baixa na empresa quando ela estiver inapta, o que pode ser uma solução para estancar os problemas fiscais que vão se acumulando.

Portal e-CAC, através do menu “Certidões e Situação Fiscal”na opção “Consulta Pendências - Inclusão no CADIN/Sisbacen pela RFB”; e. Registrato, através do menu “Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal – Cadin”.

É possível emitir a Certidão e consultar possíveis débitos diretamente no site da Receita Federal. No campo “Serviços”, clique em “Certidões e Situação Fiscal” e em “ Certidão Negativa de Débito”. Caso haja algum valor pendente é possível emitir a guia para pagamento no próprio site.

Normalmente o processo de baixa leva entre 5 a 10 dias, após serem protocolados, nos casos aqui do escritório, nunca passou disso.

cinco anos

Um negócio pode ficar inativo pelo tempo máximo de cinco anos antes de ter seu registo cancelado pelo órgão de registro. No final desse tempo ou se achar melhor antes, o gestor deve fazer uma nova mudança no contrato, informando a volta das atividades.

Quanto custa para regularizar um CNPJ? A média do valor depende de tudo o que foi deixado para trás. Será necessário quitar os débitos referentes às declarações encaminhadas e pagar a multa aplicada pela Receita Federal por entregar a documentação legal fora do prazo, sendo que cada multa custa a partir de R$ 200.

O CNPJ pode ser negativado. O motivos mais comum de isso acontecer é a inadimplência no pagamento de impostos e/ou de multas, mas o CNPJ também pode ser negativado caso o empreendedor deixe de pagar empréstimos feitos no nome da empresa. Se isso acontecer, aliás, junto da negativação do CNPJ, há restrições e cobranças.

Pelo programa da Receita Federal é possível preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda atrasado do ano atual ou de, no máximo, cinco anos anteriores. Vale lembrar que, após esse período de atraso, é necessário ir pessoalmente na Receita Federal para resolver as pendências.

Sim, você pode ter mais de um CNPJ, desde que tenha apenas um CNPJ de cada categoria empresarial. Logo, se você tem um MEI e vai abrir outra empresa, o segundo CNPJ precisa ser registrado com outra natureza jurídica. No Brasil, existem vários tipos de CNPJ diferentes que atendem a diversas necessidades.

“Posso abrir empresa com nome sujo?” Uma resposta simples para essa dúvida frequente é: sim, é possível. Não existem restrições legais para isso, porém, estar com o CPF negativado pode ser um empecilho no acesso a crédito e recursos para alavancar os negócios.

Como regularizar um CNPJ inapto?

  1. Verifique o motivo da inaptidão. O primeiro passo é verificar o motivo da inaptidão do seu CNPJ. ...
  2. Corrija o problema. Depois de saber o motivo da inaptidão, você precisa corrigi-lo. ...
  3. Solicite a regularização do CNPJ. ...
  4. Aguarde a regularização do CNPJ.