Quantos amperes suporta um cabo de 6 mm?

Perguntado por: mteles8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

BITOLAS X USOS

BitolaUso Indicado
6 mm²Circuitos com corrente máxima de 36 Ampères (A)
10 mm²Circuitos com corrente máxima de 50 Ampères (A)
16 mm²Circuitos com corrente máxima de 68 Ampères (A)
25 mm²Circuitos com corrente máxima de 89 Ampères (A)

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.

7.500 watts dividido por 220 volts que nos dá uma corrente de 34. amperes achado então a corrente aí a gente vai para o segundo passo que não pode parar por aí nós vamos lá na tabela 36 da nbs 5410 para conferir qual a bitola do cabo que aguenta essa corrente essa.

Quando se deve usar o cabo 6 mm? Os cabos gerais de iluminação doméstica e tomadas costumam ser de cabo flex, utilizando a metragem de fio 6mm para o cabeamento que sai da caixa de distribuição direto para os chuveiros, torneiras elétricas e fornos elétricos.

Fio 6mm. Esse é um fio mais resistente e por isso é indicado para o uso daqueles equipamentos que precisam de mais potência, como é o caso do chuveiro elétrico.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Para distâncias maiores, é preciso aumentar a seção do cabo. Por exemplo, se os cálculos indicarem que o ideal seria usar um cabo de 10 mm² para menos de 30 metros, em distâncias maiores pode ser indicado usar um cabo de 16 mm².

Bitola de 3 x 2,50 mm² M 180o 14136 x F IEC, também conhecido como C-14, ele é ideal para conexão de equipamentos em geral na rede elétrica 20A. Produto certificado pelo INMETRO e com o novo padrão de tomadas.

10 tomada de 20 amperes. no circuito só hoje a gente vai responder para vocês. aí.

Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.500W, basta dividir a potência pela tensão e a corrente elétrica do chuveiro usando a lei de ohm é de 25A, sendo assim o nosso disjuntor tem que ter a corrente elétrica mais próxima possível de 25A.

R: E 7800w esquenta mais a água que a 6800w. Em relação ao consumo acredito que seja semelhante.

é porque não existem cabos de 5 8 13 14 milímetros quadrados e assim por diante tudo. que as sessões dos cabos não seguem uma sequência numérica.

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.

Um fio elétrico 8mm pode ser utilizado em diversas ocasiões e em diversos estabelecimentos, por exemplo, em casas, comércios, indústrias, prédios, entre outros. São produtos que podem ser encontrados em diferentes tamanhos. Além dos fios de 8 mm, existem também os fios elétricos de 2, 4 e 6 mm.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.