Quantos amperes aguenta um fio de 2 5 mm?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos
SeçãoDiâmetroCorrente Máx
1,51,5714
2,52,0220
42,5625
63,1432

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Use uma tomada exclusiva. Embora a maioria das nossas geladeiras use tomadas de 10A (ampères), essa configuração pode variar de um modelo para o outro. Acesse o manual do modelo desejado para mais informações se necessário.

Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères.

O melhor é você comprar um cabo PP de 3 vias de 2,5mm, assim é muito mais seguro e confiavel ok.

O Cabo Flexível bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.

Afinal, para que serve o cabo flexível 2,5mm? Graças à sua facilidade no manuseio, o cabo flexível 2,5mm é recomendado para circuitos de tomadas simples (como secadores de cabelo, micro-ondas e chuveiros, por exemplo).

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Quando se deve usar o cabo 6 mm? Os cabos gerais de iluminação doméstica e tomadas costumam ser de cabo flex, utilizando a metragem de fio 6mm para o cabeamento que sai da caixa de distribuição direto para os chuveiros, torneiras elétricas e fornos elétricos.

Recomendado para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em prédios residenciais, comerciais, subestações transformadoras e em redes subterrâneas que exijam cabos com maior flexibilidade.

Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

O chuveiro é fabricado com fio mais fino que o fio da instalação, isso é normal e não quer dizer que seu chuveiro esteja com defeito. O dimensionamento dos cabos internos depende da potência elétrica daquele chuveiro elétrico, ou seja, o chuveiro elétrico 110V e 220V são instalados com cabos diferentes.

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A.

A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.

O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.