Quantos agachamentos por dia para ter resultado?

Perguntado por: emata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Dessa maneira, assim como outros exercícios, é recomendado que os agachamentos sejam feitos até três vezes por semana. Ademais, prefira realizá-los em dias intercalados para que os músculos possam se reconstruir.

Para que serve agachamento todos os dias
Apesar de trazer benefícios até mesmo para as costas, os principais atrativos desse tipo de exercício são o fortalecimento e a modelação de pernas e do bumbum. Dependendo da variação, ele pode ser importante para diversos objetivos.

Trabalha os membros e músculos inferiores de uma forma bem completa, além de fortalecer nosso core [músculos que suportam e estabilizam a bacia, pelve e abdome]”, afirma Gabriel Forte, educador físico da Alice. O exercício também beneficia a coluna, sobretudo a lombar.

Agachamento com salto
Ao fazer o agachamento com salto, além de ajudar a tonificar, contribui para perder gordura e aumentar a resistência cardiorrespiratória, pois há um aumento do dispêndio de energia.

O exercício para fazer de manhã voltado a tonificar os músculos e a gastar energia mais indicado é o agachamento.

Você pode incorporá-lo à sua rotina fazendo três séries de 10, cerca de duas a três vezes por semana.

Divulgado por influenciadores digitais (influencers) e páginas da internet, “30 dias de agachamento” é um desafio de fitness, no qual você deve fazer séries de 200-300 agachamentos por dia, 5 vezes por semana.

A sensação de dor muscular após a prática de exercícios físicos é normal e pode ser facilmente explicada. Trata-se de um aviso do próprio corpo de que já está exausto e que os músculos estão sobrecarregados, necessitando de um período de descanso. Quando a atividade é intensa, o incômodo tende a ser maior.

Agachamentos
O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida. Além disso, os glúteos não são deixados de lado nesse exercício, o que o torna bem completo.

O agachamento com pulo, também chamado de jump squats, trabalha além dos músculos abdominais, ajudando a perder barriga, como os glúteo, parte inferior das costas e a parte de trás da coxa. Como fazer: Em pé, afastar os pés, alinhados à largura dos ombros.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.

Comece com uma rotina de 15 agachamentos por dia e descanse estes músculos algumas vezes por semana para promover uma boa recuperação. 15 agachamentos 3-4 vezes por semana será um bom começo. Aos poucos, você vai aumentando o número até chegar a 50 agachamentos por dia.

"As pernas têm grupos musculares maiores, por isso o treino é mais longo e cansativo. O desgaste é causado porque ativa muitas unidades motoras do corpo (outras partes do corpo)", explicou.

Agachamento afundo
Ele é um dos que mais exige força, equilíbrio e resistência física, mas também é um dos agachamentos mais eficientes para glúteos, sabia? Além dessa região, o movimento também traz benefícios como o fortalecimento das coxas, dos glúteos e das panturrilhas.

"A partir do segundo ou terceiro mês, já conseguimos ver uma massa muscular mais presente, tendo respostas mais significativas com hipertrofia, o quadríceps está mais marcado, aquela calça jeans que você usa mais, dá para perceber que ela está mais justa na coxa...

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.