Quantos adjuntos existem?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Apesar de ambos serem classificados como termos acessórios da oração, a diferença entre o adjunto adnominal e o adjunto adverbial está em suas respectivas funções: Adjunto adnominal: caracteriza um substantivo. Adjunto adverbial: expressa uma circunstância.

São os adjetivos, as locuções adjetivas, artigos definidos e indefinidos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos.

O adjunto adnominal é um numeral, artigo, pronome, adjetivo ou locução adjetiva que acompanha, caracteriza, especifica ou quantifica o substantivo. Já o predicativo é um substantivo, adjetivo, pronome ou locução que qualifica o sujeito ou o objeto em uma oração.

Significado de Adjunto
adjetivo Que se encontra unido, ligado ou próximo a; junto, pegado. Que tem capacidade para auxiliar, ajudar; assistente. substantivo masculino Aquele que auxilia outra pessoa hierarquicamente superior; assessor. Quem substitui outra pessoa exercendo a mesma função; suplente.

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Diferenças entre adjunto adverbial e adjunto adnominal
O adjunto adverbial acompanha e classifica as circunstâncias em que ocorre a ação de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio na oração. O adjunto adnominal acompanha e ajuda a qualificar um nome, isto é, um substantivo.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.

Adjunto adnominal é aquele termo que especifica, determina ou explica o substantivo.

Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.

Enquanto o adjunto adnominal é usado para caracterizar um substantivo, o complemento nominal é usado para completar o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Por isso, adjunto adnominal é um termo acessório, mas o complemento nominal não, porque a oração precisa dele para fazer sentido.

quanto ao sentido da ação: o complemento nominal é passivo, recebendo a ação expressa do elemento a quem se liga. Já o adjunto adnominal é ativo, praticando a ação; quanto à ideia de posse: o complemento nominal nunca expressa posse, mas o adjunto adnominal frequentemente tem esse papel.

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que especifica, explica ou determina um substantivo. Essa função sintática pode ser exercida por um adjetivo, por uma locução adjetiva, por um artigo, por um numeral ou por um pronome.

Por exercer função de advérbio, o adjunto adverbial é um termo acessório que expressa uma circunstância, tendo relação com o verbo, o adjetivo ou outro advérbio na oração. O adjunto adnominal, por sua vez, é um termo acessório que acompanha ou especifica um nome, ou seja, um substantivo.

1 ligado. 2 auxiliar, ajudante, assessor, próximo. 3 substituto, suplente, auxiliar. 4 adstrito, ajuntado, anexo, apenso, coadunado, contíguo, junto, ligado, pegado, unido, associado.

O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

O objeto indireto é um termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.

Como diferenciar o adjetivo do advérbio? Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras, podendo modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Continuar lendo Quais são adjuntos?