Quantos absorventes por dia é normal usar?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Os dias mais intensos de sangramento menstrual acontecem geralmente no início do ciclo menstrual (em torno do primeiro e do segundo dia) (10). Durante os dias mais intensos de seu ciclo, você pode notar aglomerações ou coágulos no fluido menstrual e isso é comum.

Em ocasiões de fluxo mais intenso, ele aparece bem vermelho e, às vezes, com alguns coágulos. No final do ciclo, ele vai ficando cada vez mais fraco. Fluxo intenso: Quase todos os dias são de grande fluxo.

A menstruação excessiva, também chamada de hipermenorreia ou menorragia, é aquela em grandes quantidades – supera os 80ml, o que equivale a cinco ou seis colheres de sopa, de um período menstrual normal, ou seja, o absorvente fica cheio de sangue em no máximo uma hora, além de durar mais tempo do que o habitual.

Os principais sintomas de hemorragia menstrual são: Fluxo menstrual que dura mais que oito dias. Fluxo muito intenso do primeiro ao último dia do ciclo.
...
Cólica intensa;

  1. Inchaço abdominal;
  2. Alteração na coloração da menstruação;
  3. Presença de coágulos na menstruação;
  4. Cansaço excessivo.

Para diminuir o fluxo menstrual intenso, é importante seguir as orientações do ginecologista, que pode indicar o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas. Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de suplementos de ferro, já que é comum que aconteça anemia como consequência do fluxo intenso.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

Outra forma de minimizar os vazamentos é usar peças mais grossas que tenham menos chance de deixar algo passar. Embora isso não a proteja, pode ajudar a minimizar o quanto vazou e absorver mais sangue.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

“Quem tem fluxo intenso costuma apresentar coágulos maiores e também em maior quantidade. Isso porque a camada interna do útero (endométrio) fica mais grossa e se desprende durante a menstruação com maior volume”.

7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais

  • FOLHAS VERDES. Coma folhas verdes escuras como couve, agrião, rúcula, espinafre, entre outras. ...
  • QUINOA E PIPOCA. ...
  • ABACATE. ...
  • CASTANHAS E SEMENTES DE CHIA. ...
  • BANANAS. ...
  • SEMENTES DE ABÓBORA. ...
  • FRUTAS.

Atualmente, já existe o protetor diário respirável, que evita o abafamento do local. Nesses casos, os riscos para a região íntima feminina são menores. Mas o ideal é que as mulheres não os utilizem todos os dias. Devido à presença das camadas plásticas, o protetor diário pode reter a umidade natural da vagina.

O Absorvente seco geralmente contém plástico na região que absorve o fluido, enquanto que o suave é mais natural, feito de algodão, podendo este ser mais confortável e úmido. O Absorvente Suave também é mais indicado para quem possui alguma sensibilidade quando em contato com o plástico.

Já a queima gera gases tóxicos, liberando dioxina, cloro (utilizado para branqueamento), entre outras substâncias potencialmente danosas para o meio ambiente. Além desses problemas, os absorventes descartáveis de uso externo podem também causar complicações de saúde, já que eles contêm substâncias químicas nocivas.

Como a menstruação é apenas o descarte de um tecido que não será utilizado, interrompê-la não faz mal à saúde.

Segundo a dra. Rebeca Gerdhart, não existem alimentos específicos que aumentam o fluxo menstrual, assim como não há uma dieta indicada para quem deseja reduzir a quantidade de sangue na menstruação.

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

A menstruação prolongada tipo borra de café pode ser sinal de alguma DST, endometriose, mioma e, até mesmo, de uma possível gravidez. Por isso, é importante consultar um ginecologista para descobrir a causa e iniciar o tratamento, se necessário.

Existem medicações que podem ajudar a parar o sangramento como os anti-fibrinolíticos e anti-inflamatórios. Algumas medicações podem ajudar a evitar a recidiva do sangramento. Converse com o seu médico. Agende uma consulta.

As causas orgânicas mais comuns da menstruação prolongada incluem infecções, lesões uterinas, adenomiose, pólipos e miomas². Sendo assim, o auxílio médico nos casos de menstruação prolongada é imprescindível. Identificada a causa, o especialista indicará o tratamento adequado para solucionar o problema.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.