Quanto vale cada questão no concurso?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte forma: Para cada questão certa, o candidato ganha 3 pontos; Já para as incorretas, há uma perda de 1 ponto por questão.

Amigo, 50% é a metade de 100%, então neste caso, a metade de 40 é 20.

Para isso ficar mais claro na sua mente, vamos trazer mais um dos nossos exemplos práticos. Exemplo: em um concurso, cada questão vale 2 pontos, mas 3 questões foram anuladas, assim, ao redistribuir os pontos totais dentre as questões válidas, cada questão passou a valer 2,2 pontos.

a nota máxima é 25 e tem 17 perguntas vamos dividir por 17 o valor da provale 25 nota máxima e o total de perguntas e 17 vou dividir 25 por 17 da 1,47 isso é quanto vale cada uma questão certo valor da prova dividir pela quantidade perguntas eu sei quanto vale ficar da pergunta mas também salvo para as provas que tem o ...

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte... Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte forma: Para cada questão certa, o candidato ganha 3 pontos; Já para as incorretas, há uma perda de 1 ponto por questão.

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

Alguns certames podem exigir que você acerte mais do que 50% das questões para ser aprovado, portanto, é importante verificar as especificações do concurso no edital antes de se inscrever. Além disso, podem haver outros fatores que afetam a nota final e aprovação do candidato.

Esse cálculo se dá da seguinte forma: 60% de 5 = 60/100 x 5 = 60 x 0,05 = 3.

2) Quanto é 70% de 30? 70% de 30 é igual a 21.

Resposta verificada por especialistas
Em uma prova com 40 questões um candidato que acerte 70% terá respondido 28 questões corretamente.

Veja um exemplo:

  1. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Gerais” (CG)
  2. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Específicos” (CE)
  3. Multiplicar CG por 0,5.
  4. Multiplicar CE por 0,75.
  5. Somar os valores das fases 3 e 4.
  6. Dividir a soma obtida na fase 5 por 4 = nota final da prova objetiva.

Como a prova de conhecimentos específicos tem 40 questões e totaliza 10 pontos, isto mostra que cada questão vale 10/40 = 1/4 = 0,25 ponto. Para obter a nota ponderada, devemos multiplicar por 3, afinal este é o peso da prova específica. Chegamos a 3 x 0,25 = 0,75 ponto.

A correção das provas objetivas é feita de maneira digital.
É bastante simples. Todas as folhas de respostas são colocadas em um leitor ótico que mostra o resultado de cada prova. No momento da correção, já é realizada a somatória e é incluída no sistema.

Se uma prova tem 25 questões, o estudante deve acertar 18 questões.

Consulte o Diário Oficial
Quando o concurso chega ao fim e a banca examinadora já tem os nomes de todos os aprovados, o dado também é divulgado no Diário Oficial. Se você está prestando diversos concursos, crie o hábito de consultar esse documento, pois assim diminuem as chances de perder a lista.

Por exemplo, se a prova contar com 30 questões e a nota de corte for 4,3, o candidato precisa acertar pelo menos 12 questões para passar. Por outro lado, se a nota de corte for 5,5, o candidato precisa acertar 15 questões para passar.