Quanto vale cada classe de bônus?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O valor em percentual recebido é algo em torno de 3% a 5% e varia conforme a sua classe e a política de cada seguradora. Em caso de transferência de cobertura ou de seguradora é possível manter a sua classe, pois ela é vinculada ao seu CPF.

Como dissemos antes, a cada ano sem ocorrência, você ganha um ponto na tabela de classe de bônus seguro auto. Essa classe de bônus varia de 0 a 10. Cada um desses pontos vale, em torno, de 5% de desconto. Então, uma pessoa que tem uma classe com 10 pontos têm, em média, 50% de desconto no seu seguro.

Cada classe de bônus seguro equivale a uma porcentagem de desconto, normalmente são usadas as seguintes porcentagens: Classe 0 – 0% de desconto. Classe 1 – 10% de desconto. Classe 2 – 15% de desconto.

Para melhorar o bônus, é imprescindível manter o seguro pelo máximo de anos possível sem registrar ocorrências. Isso vale até quando há mudança de seguradora.

Essa transferência de bônus é feita através de uma carta de TDO (transferência de direitos e obrigações). TDO é uma carta de transferência de obrigações e direitos que deve ser assinada, reconhecida firma da assinatura, enviada para seguradora para que a mesma seja analisada e aceita pela seguradora.

A indenização integral é caracterizada quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (ou percentual inferior quando previsto na apólice) do valor contratado pelo segurado (valor definido na apólice para a A cobertura de RCF-V, por sua vez, pode ser dividida em duas modalidades: a ...

Segundo o relator, na ILPD, há o pagamento de indenização diante de incapacidade para o trabalho principal do segurado, de caráter permanente e total, resultante de doença para a qual não haja recuperação com os recursos terapêuticos disponíveis no momento (artigo 15 da Circular Susep 302/2005).

Qual é o desconto para a classe de bônus? Você precisa consultar as condições gerais de sua apólice de seguros para descobrir qual o desconto oferecido a cada classe de bonificação. Na maioria das empresas, cada classe representa um percentual de desconto de cerca de 5% no prêmio do seguro no ato de renovação.

O termo RCF quer dizer "Responsabilidade Civil Facultativa (RCF) que oferece proteção ao membro segurado contra danos causados a um terceiro, esses danos podem ser: Danos Materiais (DM): se você bater e/ou danificar o veículo de outra pessoa, basta acionar o seguro que a seguradora pagará o conserto do carro.

Você encontra o número da sua Classe de Bônus pelo código de CI no seu contrato atual de Seguro Auto. Se não encontrar, pode falar com a gente pelo chat do aplicativo ou pelas redes sociais que te ajudamos.

Renovar o seguro com um atraso de 2 a 4 meses
Renovar a apólice de seguros, 2 a 4 meses após o seu vencimento, pode fazer com que sua pontuação do bônus diminua. Se a renovação for feita em até 120 dias do término da apólice, perde-se 1 ponto.

Caso não seja possível definir através desta regra, cada seguradora trabalha de uma forma, algumas definem pelo condutor mais jovem e outras possuem a opção de contratar o seguro com condutor indeterminado, o que permite que qualquer pessoa utilize o veículo.

Para facilitar está localização existe um código chamado “Código de Identificação” ou a sigla “C.I.” e fica impresso na apólice de seguro. Quando o seguro é renovado em outra seguradora ou na mesma, é preciso que este código seja informado na proposta, para que a Central de Bônus faça a validação do bônus informado.

Segundo o jornal, no Brasil, as seguradoras acompanham o mercado de automóveis, usados, novos e semi novos. Dessa forma, quando o preço do carro sobe, o valor das apólices seguros sobem também.

Descubra se é hora de dizer 'sim' ao seguro auto: faça o quiz e descubra seu destino! Geralmente, é possível renovar o seguro do seu carro até 30 dias após a data de vencimento da apólice. No entanto, tenha em mente que após o vencimento, não haverá mais cobertura.

A transferência de seguro pode acontecer no caso de venda ou na compra de outro carro. Na primeira situação é possível passar o seguro para outro proprietário, entretanto a seguradora terá que fazer uma nova análise e por isso o seguro será praticamente novo.

Transferência de seguro entre veículos
O processo se dá por meio de um documento chamado endosso. Trata-se de uma formalização das informações referentes à troca de veículo e transferência do serviço prestado para o novo carro. A seguradora é responsável por elaborar este documento.

30 dias

Segundo Tibé, são cada vez mais frequentes as queixas sobre a “infindável” espera dos segurados pelo recebimento da indenização contratual, mesmo após a entrega da documentação. Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização.

Uma indenização de seguro é paga sempre que acontece qualquer evento coberto previsto na apólice. O pagamento é feito assim que a documentação que comprova a ocorrência do evento for apresentada e analisada pela seguradora e respeitando o prazo estabelecido no contrato de seguro e nas condições gerais.

Outro motivo comum pelo qual uma seguradora pode se recusar a pagar um sinistro é a apresentação de informações falsas ou omitidas na hora de contratar o seguro. Se a seguradora descobrir que o segurado mentiu ou omitiu informações relevantes durante o processo de contratação, ela pode negar o pagamento da indenização.